Servidor público: conheça 10 aplicativos essenciais do governo

Ferramentas são importantes para o dia a dia do funcionário

Atualmente existem uma série de aplicativos para as mais diferentes situações, proporcionando grandes vantagens ao trabalhador. No caso dos servidores públicos não é diferente. Ademais, o Governo Federal tem lançado uma variedade de ferramentas para os profissionais que atuam nos diferentes órgãos e instituições.

O fato é que com a pandemia da covid e o lockdown, houve uma necessidade de se utilizar a tecnologia para o trabalho em home office, por exemplo. Todavia, com o distanciamento social, os órgãos públicos se viram com a necessidade de se conectar com seus servidores de uma forma remota.

A princípio, o trabalho fora das repartições públicas se tornou essencial para o andamento das instituições governamentais, visto que o profissional passou a atuar em seu home office. Por essa razão, os aplicativos, as ferramentas e toda a estrutura relacionada aos processos e operações, passou a contar com o auxílio da internet.

Todavia, o governo teve a necessidade de lançar diversos aplicativos destinados aos servidores públicos. Aliás, as ferramentas disponibilizadas para estes trabalhadores proporcionaram uma maior facilidade no seu dia a dia. Veremos abaixo algumas ferramentas destinadas aos funcionários públicos:

1 – Agendamento

Este aplicativo foi lançado em 2021 e é utilizado para o trabalhador agendar um horário em um dos serviços presenciais fundamentais da Receita Federal. Desse modo, com a ferramenta, é possível observar as unidades de atendimento mais próximas, e a lista de todos os serviços disponíveis. Ele está disponível para Android e iOS.

2 – Diário Oficial da União

A ferramenta permite aos seus usuários, acompanhar as principais informações relativas ao governo federal, como editais, atos normativos e avisos. Analogamente, é possível utilizar o aplicativo para compartilhar seu conteúdo nas redes sociais, receber notificações quando houver atualizações de seu conteúdo, e muito mais.

3 – Calculadora do cidadão

Com este aplicativo pode-se fazer simulações e cálculos de serviços financeiros. Em síntese, através dele, o servidor público pode confrontar os valores relativos ao pagamento parcial do cartão de crédito com créditos diferenciados, utilizando séries históricas e indicadores financeiros do Banco Central

4 – DPU Cidadão

Esta é uma ferramenta da Defensoria Pública da União. Com o aplicativo da DPU é possível consultar processos de natureza jurídica, obter assistência em auxílio emergencial, acompanhar processos, ter o acesso a conteúdos com temas abordados pela defensoria, etc. Em conclusão, ele está disponível para Android e iOS.

5 – CPF Digital

O aplicativo CPF Digital foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com a ferramenta o trabalhador pode contar com funcionalidades relacionadas ao documento junto à Receita Federal e ao Ministério da Economia. Ele pode ser utilizado como uma cópia virtual do CPF físico.

6 – MeuGov.br

Esta ferramenta permite uma série de serviços públicos como o Meu INSS, Carteira Profissional de Trabalho Digital (CTPS), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Microempreendedor Individual (MEI). Para ter acesso é preciso ter uma conta vinculada, sendo necessário a utilização do título de eleitor ou a CNH.

7 – Viva Bem

O Minsétrio da Saúde é o responsávle pelo app Viva Bem. Dessa forma, com a ferramenta, o servidor público consegue organizar as datas e horários de vacinas e exames, além de criar alertas para avisá-lo da hora certa de tomar os seus medicamentos. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

8 – SouGov.br

Esta é uma ferramenta que reúne diversos serviços relativos aos servidores ativos, pensionistas e aposentados, do Poder Executivo Federal e do governo do Distrito Federal. Do mesmo modo, entre suas funções destacam-se o encaminhamento de atestado médico, autorização de empréstimo consignado, comprovante de pensão alimentícia do trabalhador, entre outros.

9 – Receita Federal

O app da Receita Federal reúne os serviços do órgão em uma única ferramenta. Dessa maneira, com ela o servidor poderá acessar a consulta e a declaração do imposto de renda, preencher e enviar a declaração, acompanhar os dados referentes à pessoa física, inscrever as atividades econômicas, visualizar as unidades do órgão, entre outros.

10 – Carteira Digital de Trânsito

Os servidores públicos que possuem uma CNH tem direito a Carteira Digital de Trânsito. Além dela, o usuário tem disponível o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA). Aliás, a ferramenta possui um lembrete da data de vencimento da CNH, consulta de infrações, compartilhamento do CRLV, autorização para a transferência do veículo, etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.