Auxílio-taxista: usuário não precisa enviar número de conta

Ministério do Trabalho informa que não pede nenhum dado sobre contas bancárias para que os usuários recebam o auxílio-taxista

O Ministério do Trabalho e da Previdência Social não envia nenhum tipo de pedido de número de conta e muito menos de senha para realizar os pagamentos do programa auxílio-taxista. A pasta explica que o depósito acontece de maneira automática em uma conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal.

Logo depois de selecionar o usuário para o recebimento do auxílio-taxista, o sistema do Governo identifica se o cidadão já possui uma conta do Caixa Tem. Se sim, o dinheiro é depositado neste local. Caso ele ainda não tenha uma conta, o sistema cria uma gratuitamente sem necessidade de solicitação.

Ao taxista, resta a tarefa de baixar o app do Caixa Tem no celular, criar a sua conta e inserir os seus dados pessoais. Desta forma, ele vai conseguir usar o dinheiro do auxílio-taxista sem ter precisado enviar nenhum dado das suas contas. Através do app, ele poderá transferir o saldo para um banco de sua preferência.

O usuário também pode usar o Caixa Tem para realizar pagamentos de contas e até mesmo usar uma espécie de cartão de débito digital. Existe ainda a opção de gerar um código para saque. É justamente a partir desta numeração que ele poderá pegar o dinheiro em espécie em qualquer caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui.

No caso específico do auxílio-taxista, as regras gerais indicam que cada cidadão tem um prazo de 90 dias, ou seja, três meses para realizar alguma movimentação no benefício. Se o usuário não movimentar a quantia dentro deste hiato de tempo, o Governo Federal poderá retomar o saldo para os cofres públicos.

Inscrição

Não existe nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do auxílio-taxista. Com a explosão de golpes por meios remotos, é importante não enviar dados de contatos que prometem a liberação deste benefício.

Desde julho, o Governo Federal vem pedindo para que as prefeituras de todas as cidades do país enviem as informações sobre os seus taxistas. De posse destes dados, a Dataprev seleciona aqueles que podem receber o benefício.

Ao taxista, uma dica importante é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Qualquer cidadão pode perguntar como anda o processo de envio dos dados. As gestões municipais podem realizar o envio apenas até o próximo dia 10 de outubro.

Auxílio-taxista

Mesmo que o prazo para o envio das informações ainda não tenha chegado ao fim, os pagamentos do benefício já começaram. Até aqui, o Governo já liberou três das seis parcelas previstas para este ano.

No último sábado (24), por exemplo, o Ministério liberou a terceira rodada de repasses no valor de R$ 1 mil. Estima-se que mais de 290 mil pessoas já tenham recebido algum saldo do programa social.

Até aqui, a indicação geral é que o benefício que atende taxistas só seja pago até o final deste ano de 2022. Membros do Governo Federal chegaram a ventilar a possibilidade de manter o patamar em 2023. De todo modo, ao menos até aqui, não há nenhum documento oficial que aponte nesta direção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.