Serasa e SPC: Saiba como consultar se seu nome está sujo

Com a chegada da pandemia e seu avanço pelo Brasil, muitos brasileiros acabaram atrasando o pagamento das contas. Com isso, muitos acabaram ficando com o nome sujo no Serasa, SPC e SCPC, dessa forma, se torna necessária a realização da consulta do nome pela internet, e é possível realizá-la de várias formas.

Os dados do Serasa mostram que o Brasil tem, atualmente, 65,5 milhões de brasileiros que se encontram inadimplentes, este é o menor número dos últimos 12 anos, no entanto, a dívida média referente a cada indivíduo é mais alta chegando a R$3937,38 por pessoa.

As bases de dados são utilizadas por empreendimentos e instituições bancárias para verificar se o cidadão tem dívidas atrasadas. As bases de dados utilizadas são quatro: Serasa, SPC(Sistema de Proteção ao Crédito), SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito) e a Quod. Descubra como saber se você está com o nome sujo em cada um dos sites abaixo

SPC e SCPC

Para consultar seu CPF no SPC é muito simples, basta baixar o app ou acessar o site e clicar em “Consultar CPF” localizado logo na página inicial. No app a consulta é grátis, já pelo site a consulta do CPF é paga e o valor mais barato pago pela consulta é de R$16,90.

Já no SCPC a consulta é realizada pela empresa Boa Vista, pode ser realizada tanto pelo site Consumidor Positivo quanto pelo app do Boa Vista, disponível para os sistemas operacionais android e IOS. Nos dois casos o usuário precisa realizar um cadastro individual, isso para que seja garantida  a segurança da informação.

Além de poder conferir as dívidas atrasadas também é possivel verificar se existem cheques devolvidos, reclamações e acompanhar os alertas de documentos que tenham sido perdidos.

A Boa Vista coloca à disposição dos consumidores, tanto no site quanto no app, a possibilidade de consultar a sua pontuação de créditos, também permite consultar informações sobre pagamentos realizados, isso no caso dos consumidores que já tiveram suas informações enviadas pelas empresas. Além disso, também são disponibilizadas cartilhas e dicas sobre educação financeira e orçamento doméstico.

Quod e Serasa

Para consultar seu CPF no Quod de maneira gratuita, é só acessar o site do controlCred e escolher a opção “Cadastre-se”. O cliente deve realizar o cadastro colocando seus dados como nome, e escolher uma senha para o acesso.

A Quod é uma empresa que tem autorização do Banco Central para operar o Cadastro Positivo. Ela permite realizar a consulta do histórico de créditos com detalhes e de forma gratuita. Além disso, também permite realizar a consulta da sua pontuação de créditos assim que esse serviço estiver disponível aos clientes. Isso tudo apenas acessando o site da empresa.https://www.bcb.gov.br/

Para a consulta na base de dados do Serasa, que é a mais utilizada, basta acessar o site ou baixar o app do serviço, após isso basta preencher os campos com seu CPF e realizar um cadastro bem simples.

Após a realização desse cadastro outra página se abrirá, nela, consta o Score do cliente, o saldo existente na carteira eletrônica e também se o indivíduo está com nome sujo. No Serasa é possível realizar diversas consultas entre elas estão as de dívidas negativadas, de reclamações, cheques sem fundo, falências entre muitas outras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.