Nome sujo no Serasa? Veja quais as consequências e como limpá-lo

Com o início da pandemia de covid-19 mais e mais pessoas perderam o emprego ou tiveram sua principal fonte de renda afetada pelo período. Muitas pessoas estão precisando escolher quais contas pagar para conseguir manter a subsistência até o próximo mês, com isso, muitas ficaram com o nome sujo no Serasa.

Além disso, a exponencial alta nos preços observados em mercados, combustível e restaurantes nos mostra o quanto tem se tornado cada vez mais difícil subsistir no país. Portanto, pessoas que já estavam numa situação crítica estão em um cenário cada vez mais catastrófico.

Segundo dados coletados pelo próprio Serasa, cerca de 60 milhões de brasileiros atualmente possuem alguma pendência. Os fatores tidos como causadores desse aumento nos devedores são a atual crise que o Brasil enfrenta, uma crise política, de saúde pública e econômica.

Esse número representa um recorde histórico. Para que o nome do consumidor seja incluído na lista do Serasa, é preciso que a empresa que não identificou o pagamento da conta inclua-o. Em concordância, também é necessário que a própria empresa retire o nome do consumidor na lista após o pagamento da dívida. Claro que estar com o nome no serasa tem consequências.

O que acontece caso seu nome esteja sujo

Apesar de parecer um processo fácil e rápido, geralmente as empresas tentam negociar com o consumidor antes de adicionar seu respectivo nome no Serasa. Apenas após determinado período de inadimplência, o nome do consumidor é efetivamente adicionado à lista do Serasa.

As consequências para os consumidores que estão com o nome sujo no Serasa se dão através de limitações em concessões de créditos, o que significa que a sua vida financeira será afetada desde a concessão de um parcelamento em sua loja favorita do bairro e também o limite ou até mesmo a existência de um cartão de crédito em seu nome.

Além disso, as consequências para financiamentos e empréstimos não ficam de fora, tudo isso pode ser estritamente prejudicado. Tudo isso pode ser controlado de perto através do Serasa Score. A nota pode ser acessada através do próprio site da Serasa, através do botão “Consultar CPF grátis”. E realmente não é necessário nenhum custo adicional, é possível realizar quantas consultas forem necessárias de graça.

Para que essa nota não caia, é necessário que ocorra a negociação da dívida o quanto antes, para que seja possível que seu Serasa Score continue crescendo novamente e abrindo diversas possibilidades de concessão de crédito.

Como saber se seu Serasa Score está baixo

As notas vão de 0 a 1.000. Portanto, quanto mais próxima de 1000, melhor ela está. Uma nota tida como aceitável para o Serasa Score é de até 700 pontos. Entre 300 e 700 pontos, há um médio risco de inadimplência. Já abaixo de 300 pontos o risco de inadimplência passa a ser alto.

Para que seja possível quitar essa dívida, o caminho também pode ser traiçoeiro, pois o cheque especial e o próprio cheque podem ser afetados com a diminuição das opções de créditos oferecidas para os consumidores que possuem o nome da lista da Serasa.

Não existe outra maneira senão quitar a sua dívida através de um acordo com o credor para que seu nome saia da lista da Serasa, mesmo que a dívida alcance 5 anos e saia do registro a dívida não desaparece. Para quem deseja auxílio no momento de quitação, é possível reunir diversas informações no Serasa Limpa Nome. É possível, inclusive, pagar a sua dívida através de um boleto. Facilitando, assim, as formas que a sua dívida pode ser quitada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.