Serasa lança novo recurso para auxiliar no combate a fraudes. Confira!

Nesta segunda-feira (9) a Serasa lançou um recurso que possibilita que o consumidor mostre seu interesse em buscar créditos ao mercado. Através dessa nova ferramenta, com nome de Lock&Unlock, o usuário decide se quer deixar os seus dados do score de crédito acessível para consulta.

É válido ressaltar que o score é a pontuação que representa os hábitos de pagamento e a relação do usuário com o mercado de créditos. A chance de conseguir crédito é diretamente ligada a uma pontuação alta no score. Quanto maior o score maior a chance de conseguir crédito e condições mais vantajosas. Porém, os pontos em questão não é o único requisito analisado na hora de conseguir crédito.

Essa nova ferramenta auxiliará no combate às fraudes. Atualmente, quando o indivíduo é vítima de golpe ele só descobre depois que seus dados já foram utilizados. Com essa nova função criada pela Serasa o usuário pode mostrar ao mercado que não tem interesse em crédito, portanto, torna mais difícil que um empréstimo ou compra seja realizado com seus dados.

Essa ferramenta é disponibilizada dentro da Serasa Premium, que é um serviço de assinatura da instituição. A Serasa Premium possibilita o monitoramento dos dados do consumidor. Através dela, pode-se receber alertas de movimentação no CPF, isso inclui, consultas ao nome, dívidas novas, negativações, alterações no score, entre muitas outras coisas.

Saiba mais sobre o Serasa score

O Serasa Score se trata de uma pontuação na qual é estabelecido o risco de crédito que o indivíduo possui. Desse modo, se classifica o quão confiável é o perfil da pessoa para concessão de empréstimos, financiamentos, entre muitas outras possibilidades financeiras disponíveis.

Desta forma, caso o indivíduo tenha um score baixo no Serasa, ela é considerada uma pessoa com baixa confiabilidade de arcar com as dívidas dela. Em compensação, um score alto mostra que alguém é confiável para o mercado, portanto é perfeitamente capaz de arcar com as dívidas de um crédito. A pontuação do Serasa vai de 0 a 1000, e segue um molde deste tipo:

Faixa de Score

Pontuação

Muito bom

701-1000

Bom

501-700

Regular

301-500

Baixo

0-300

Como aumentar a pontuação

Se o score de um indivíduo estiver baixo, é completamente possível aumentá-la. Porém, é necessário adotar algumas posturas e ações que irão auxiliar o mercado financeiro a voltar a considerar o indivíduo um bom pagador.

Tendo isso em mente, mostraremos algumas atitudes que podem ser tomadas para que as chances de aumentar o Serasa Score de uma pessoa sejam potencializadas:

  • Limpar o nome: o primeiro passo para que o score tenha a possibilidade de ser aumentado é o indivíduo limpar o nome no Serasa. Basicamente basta quitar as dívidas pendentes, para estes casos já existem possibilidades de renegociação dessas dívidas em conjunto com as instituições financeiras;

  • Tenha bons hábitos: esse passo consiste basicamente em manter as contas como, luz, água e condomínio em dia;

  • Evitar novas dívidas: para que o score do usuário possa aumentar é importante que ele não se endivide ainda mais, isso pode ser feito por meio de uma melhor gestão financeira;

  • Evite pagar tudo à vista: para aumentar a pontuação do score é necessário manter uma movimentação de crédito. Todavia, é importante que o indivíduo saiba se conseguirá arcar com o débito;

  • Mantenha o cadastro atualizado e positivo: a última dica que daremos é manter todos os dados como telefone e endereço atualizados em conjunto com o Serasa.

É importante lembrar que para aumentar o Serasa Score é necessário ter paciência, pois o número pode não subir automaticamente, apesar dela ser uma pontuação dinâmica. Isso ocorre porque pode levar algum tempo até que o Serasa reanalise a interação do usuário com o dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.