Como ser uma pessoa mais disciplinada?

Se você deseja ser uma pessoa mais disciplinada, tenha a consciência de que isso pode ser gradativo. Não existe fórmula mágica para a disciplina, porém, existem ações que podem auxiliar nesse sentido. E neste texto você verá algumas dessas ações. Confira e comece a estabelecer uma rotina incrível para si mesmo!

Como ser uma pessoa mais disciplinada?

Como dito acima, não existe fórmula ou passo a passo para ser uma pessoa mais disciplinada. Tudo depende de você, da sua organização e força de vontade em seguir os próprios planos.

Afinal, os planos são seus, certo? Se você não os cumprir, quem cumprirá?

Às vezes, a autorresponsabilidade pode servir de estopim para que paremos de procrastinar. Além disso, outras medidas relativamente simples podem lhe ajudar. Conheça algumas delas:

1. Faça as suas listas de tarefas de modo estruturado

Não há como ser uma pessoa mais disciplinada se você não souber o que precisa ser feito com relação ao trabalho e aos estudos, certo? Portanto, comece pela sua lista de tarefas!

Crie uma lista estruturada, considerando prazos, prioridades, dificuldade, etc.

2. Considere as pausas ao longo do dia

Muitas pessoas ainda crêem que a produtividade e a disciplina estão relacionadas a uma carga de trabalho excessiva, mas isso não é verdade. Para construir disciplina, até mesmo as pausas ao longo do dia devem estar dentro da sua agenda. Pois apenas dessa forma você estará respeitando os seus limites, seu cansaço, etc.

3. Cuidado com os contratempos

Ter um espaço na agenda para contratempos também é fundamental. Nunca sabemos quando um grande imprevisto poderá surgir, certo? Então, o ideal é que você se prepare para os contratempos deixando um tempo livre na agenda.

Caso nada aconteça, é só usar esse tempo para organizar algo do dia seguinte, por exemplo.

4. Visualize as suas metas constantemente

Ter as suas metas visíveis é uma forma inteligente de conseguir construir uma rotina mais disciplinada. Afinal, você terá aquele “gás” a mais toda vez que ver quais são os seus propósitos. Faça o teste. 😉

5. Comprometa-se com quem está à sua volta

Sabe aquelas atividades que você deseja concluir, mas que sempre procrastina? Então… Uma forma de ser uma pessoa mais disciplinada é comprometendo-se com quem está ao seu lado. Isso porque essa prática cria um gatilho mental de comprometimento, que nos ajuda a manter a posição de fazer determinada coisa pois mais pessoas sabem disso.

Claro que você pode se comprometer de uma forma viável (por exemplo, nada de dizer que vai à lua semana que vem, certo?), e com pessoas que você realmente confia.

6. Comece o dia investindo nas tarefas mais difíceis

Começar o dia concluindo aquelas tarefas que você não gosta, mas que precisam ser feitas, também é uma forma de ser uma pessoa mais disciplinada. Afinal, você para de negociar consigo mesmo e simplesmente faz o “ruim” primeiro, tendo mais energia para as coisas boas que virão depois.

7. Cuidado com as auto negociações

E por falar em negociar, cuidado com esse comportamento! Se você decidiu algo, mas na hora de fazer está se questionando se faz ou não, saiba que isso é fazer uma auto negociação. E são essas negociações, muitas vezes, que nos levam à procrastinação.

Fique atento a isso e quando perceber que está tentando negociar consigo mesmo, levante e faça o que deve ser feito! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.