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Como ser emocionalmente forte no trabalho

Algumas práticas podem lhe ajudar a ser emocionalmente forte no trabalho, em determinadas circunstâncias. Assim, é possível estimular a sua inteligência emocional visando mais bem-estar e qualidade de vida durante o cotidiano.

Abaixo elencamos algumas considerações que podem ser úteis para esse objetivo. Continue lendo!

Como ser emocionalmente forte no trabalho?

Existem diversas ações suas que podem lhe ajudar a ser emocionalmente forte no trabalho. Algumas são mais fáceis, outras exigem um olhar mais atento para dentro de si. Abaixo listamos cada uma delas, descrevendo-as:

1. Entenda o conceito de ser “forte emocionalmente”

Ser emocionalmente forte no trabalho exige paciência e tempo. Não é da noite para o dia que dominamos todas as nossas angústias e emoções. Faz parte!

É válido destacar, ainda, que nem sempre teremos o controle das nossas emoções. Isso quer dizer que você é fraco? Não!

Ser forte emocionalmente não é ser uma pessoa fria e sem emoções. Pelo contrário! É ser uma pessoa naturalmente emotiva, mas que sabe se ouvir e lidar com esses gatilhos emocionais.

Sendo assim, não procure ser uma pessoa que não sente nada, pois isso não será possível. Foque em aprender a entender o que você sente, por que sente e como pode lidar com isso.

2. Entenda os seus limites e os gatilhos emocionais

Esteja atento aos seus limites! Você não precisa ser emocionalmente forte no trabalho para ultrapassar todos os seus limites. Afinal, isso teria outro nome: autossabotagem.

Entender que você tem limites e que precisa, aos poucos, ir dominando cada um deles, é fundamental para a sua qualidade de vida.

O mesmo vale para os gatilhos emocionais: conhecê-los é peça-chave para se preparar melhor para os momentos de adversidades.

3. Saiba respeitar os seus dias ruins

Nem sempre estaremos felizes, contentes e empolgados. Isso é natural! A felicidade só existe porque ela pode se contrapor à tristeza. Isso significa que a tristeza nunca deixará de existir, e que está tudo bem lidar com ela de vez em quando.

Portanto, saiba respeitar os seus dias ruins e não fique forçando a barra. Dê um tempo quando precisar, pois isso também ajuda a ser emocionalmente forte no trabalho.

4. Pratique o autoconhecimento e aprenda a lidar consigo mesmo

Praticar o autoconhecimento também é muito importante. Com esse auxílio, você estará aprendendo a lidar consigo mesmo. Entenderá os seus pontos fortes e fracos, e compreenderá quando algo não sair como o planejado. Também saberá dosar suas expectativas e terá metas cada vez mais reais e plausíveis.

No longo prazo isso pode lhe ajudar a ser emocionalmente forte no trabalho, tendo em vista que conhecer a si mesmo é entender as suas próprias fraquezas e aprender a lutar mesmo com elas presentes.

5. Faça psicoterapia

A psicoterapia, ao lado do autoconhecimento, também pode lhe ajudar a lidar melhor com as emoções. É ela quem irá fazer com que você encontre ferramentas importantes, dentro de si mesmo, para lidar com as adversidades da vida profissional.

E tudo isso pode fazer muita diferença na sua vida, especialmente daqui algum tempo.

Experimente!

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