Sensação de desamparo no trabalho: Por que isso acontece?
A sensação de desamparo no trabalho pode estar associada a um chefe egocêntrico; relacionamentos interpessoais ruins; fofoca no trabalho; ou até mesmo insatisfação e falta de interesse na atividade laboral. No começo, pode surgir como uma pequena angústia, mas à medida em que é “deixada de lado”, a sensação tende a crescer com o intuito de fazer com que as nossas emoções sejam escutadas e amparadas.
Por isso, conhecer a causa raiz do problema é o primeiro passo para encontrar soluções que tragam motivação, bem-estar e disposição para trabalhar. A seguir, refletiremos sobre isso. Acompanhe.
Por que a sensação de desamparo no trabalho aparece?
A sensação de desamparo no trabalho pode remeter a algo muito comum nas relações interpessoais: o sentimento de abandono. Nesse caso, ela pode surgir associada a diversos fatores, como já mencionamos no início deste conteúdo. A seguir, explanamos com mais profundidade cada uma dessas razões, além de apontar possíveis caminhos que podem ser seguidos para lidar com o problema. Veja:
Chefe egocêntrico e que não dá o suporte adequado
Um chefe egocêntrico tende a achar que apenas ele está certo, além de que o reconhecimento da equipe nunca aparece, como se o gestor fosse o único responsável pelo desenvolvimento da empresa. Assim sendo, acaba por desamparar a sua equipe que se esforça, busca resultados e, lá na frente, não é reconhecida como deveria.
- Como lidar com essa situação? O diálogo deve acontecer de maneira corriqueira. Questione o chefe sobre as suas ações, pergunte o que ele achou das suas atitudes e tente fazer com que ele lhe dê feedbacks. Caso haja um superior sobre ele, vale conversar com essa pessoa para explanar como a cultura organizacional tem se desenvolvido, a fim de fazer com que o chefe perceba que as suas ações possam estar provocando a sensação de desamparo no trabalho.
Sensação de exclusão perante os colegas de trabalho e dificuldade para se aproximar dos outros
Você tem se sentido excluído nas relações interpessoais no trabalho? Pense até que ponto isso tem a ver apenas com a atitude das outras pessoas. Às vezes, você pode estar passando a imagem de ser uma pessoa muito tímida no trabalho e introvertida, o que cria uma barreira para que os outros cheguem até você.
- Como lidar com essa situação? Comece a desenvolver a sua comunicação interpessoal. Pratique a escuta ativa, questione e comece, pouco a pouco, a sair da zona de conforto. Fale com os seus colegas mais próximos, peça opinião e à medida em que você vai gerando intimidade com eles, abra mais portas para as relações de trabalho.
Falta de interesse na atividade que é passada para você
A falta de interesse, assim como a apatia no trabalho, podem fazer com que você se sinta desamparado. É como se todas as atividades não fizessem sentido e não fossem boas o bastante para você, e a sensação que cresce é que você merecia algo mais à sua altura.
- Como lidar com essa situação? Converse com o seu chefe ou superior direto. Fale sobre o quanto você quer dar mais para a empresa, e o quanto você se sente preparado para novos desafios e atividades. Assim, pouco a pouco o coordenador poderá alinhar as suas habilidades de trabalho com as necessidades da empresa, criando um dia a dia muito mais motivador e desafiador.
A sensação de desamparo no trabalho é a realidade de muita gente. Por isso, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que se sentem dessa forma. 😉