Selo ABF garante sucesso da franquia?

Confira aqui se o selo ABF garante que sua franquia será um sucesso

Para ajuda na expansão de sua rede, é crucial que você ganhe uma reputação nacional de excelente atendimento ao cliente, pois isso é especialmente verdadeiro em um mercado altamente competitivo. E o selo da ABF representa uma forma de reconhecer a excelência e a qualidade das empresas que atuam no setor de franchising na economia brasileira. Por isso que hoje, indicaremos se o selo da ABF garante o sucesso da franquia.

Você sabe a importância do Selo ABF?

Saiba que ele sozinho não é uma garantia de sucesso da franquia. Quer saber quais outros critérios que você deve usar? Continue lendo, e saiba mais!

O que é preciso considerar para abrir uma franquia e obter sucesso?

As franquias são marcas e modelos de negócios bem estabelecidos, que normalmente não representam tantos riscos para os empreendedores. Isso, no entanto, exige um maior desembolso financeiro do que as empresas próprias.

É por isso que é importante verificar se você está entrando em um negócio legítimo. Assim, apresentamos alguns conselhos sobre o que analisar a seguir.

Analise seu perfil de franqueado

Ao realizar esta análise, é necessário considerar se o empreendedor tem ou não condições financeiras para sustentar o investimento e se o negócio oferece ou não um prazo de retorno condizente com suas expectativas.

Além disso, é importante verificar se ele atende aos pré-requisitos exigidos para essa linha de negócios.

Selo ABF garante sucesso - Reprodução Canva
Selo ABF garante sucesso – Reprodução Canva

Avalie a franquia com sabedoria

A avaliação requer uma ampla gama de possíveis ações relacionadas à franquia a serem tomadas. Dessa forma, é importante saber usar bons filtros e focar em empresas que seguem padrões de qualidade sendo associadas à ABF.

Além disso, faz sentido avaliar o potencial de crescimento do negócio. Identificar quantas unidades e em quais localidades as franquias se enquadram, bem como a capilaridade (potencial de mercado) e poder de investimento dessas áreas.

Outra maneira de avaliar a confiabilidade da franquia é ler sobre ela em publicações do setor, como revistas de negócios. Investir em uma franquia só porque está na moda pode não ser a melhor maneira de garantir o sucesso dela. É preciso restringir-se às partes que dizem respeito ao histórico, às crenças e às preferências pessoais do empreendedor.

Torne-se consumidor da franquia

Se você quer franquear com uma determinada rede, mas não sabe o suficiente sobre isso, uma opção é se tornar um cliente da rede e experimentar seus produtos e serviços. Se a marca não o valoriza como deveria, é preferível considerar outras oportunidades de negócios.

Converse com ex-franqueados e franqueados

O valor do investimento da franquia, a relação dos franqueados e empresários que aderiram ao sistema de franquias no ano anterior e a localização da sede podem ser consultados na Circular de Oferta de Franquias (COF) da franquia.

Dessa forma, quem pensa no negócio pode tirar todas as suas dúvidas, como, por exemplo, como funciona o atendimento da franqueadora e se o empreendimento é lucrativo ou não.

Avalie se há estipulações de prazo no contrato

Alguns contratos de franquia podem incluir cláusulas extremamente importantes.  Isso deve ser considerado ao decidir se deve ou não rescindir o contrato, ou buscar a renovação.

Além disso, podem existir restrições adicionais que tornam mais difícil para o seu negócio ter sucesso. Por exemplo, você pode não conseguir atuar na mesma região que sua unidade devido a restrições legais.

Quais são os requisitos para obter o Selo de Aprovação da ABF?

Diante das informações acima sobre os fatores a serem considerados para aumentar as chances de sucesso da sua franquia, também é importante saber que é possível ter formas mais recentes deste empreendimento como oportunidades viáveis de investimento, mesmo sem o Selo ABF.

Por fim, para se qualificar, você deve ter pelo menos dez locais ativos de sua empresa.

Se você está curioso sobre os outros pré-requisitos necessários para ganhar este selo, a ABF atualiza seus regulamentos anualmente. No entanto, os termos raramente mudam de um ano para o outro. O franqueador deve, em geral, possuir:

  • No mínimo cinco franqueados (proprietários e/ou investidores);
  • No mínimo um ano de filiação à ABF;
  • Possuir assinatura do primeiro contrato de franquia;
  • Cumprimento das normas da ABF.

Ao decidir sobre uma franquia, é crucial manter as considerações práticas de um negócio, como sua pontuação ABF, valor do investimento, período de retorno e lucratividade sempre em mente.

No entanto, fatores emocionais como afinidade com a marca, adequação ao mercado e atração do modelo de negócios devem ser cuidadosamente considerados.

Quando um empreendedor encontra um bom equilíbrio entre esses dois fatores, ele pode tomar decisões mais acertadas e aumentar as chances de sucesso de seus negócios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.