Segundo turno das Eleições 2022: Por que aconteceu? Quando ocorrerá?

As eleições 2022 terão um segundo turno. Nenhum dos candidatos conseguiu alcançar 50% mais um dos votos válidos. Lembrando que foram descontados os votos em branco e nulos.

As eleições 2022 terão um segundo turno. Nenhum dos candidatos conseguiu alcançar 50% mais um dos votos válidos. Lembrando que foram descontados os votos em branco e nulos.

Devido à falta da porcentagem, será necessária uma segunda disputa no dia 30 de outubro. Vale ressaltar que em outros sete estados haverá uma segunda votação para o cargo de governadores.

Primeiro e segundo turnos

Desde a redemocratização do país, apenas duas vezes não teve um segundo turno nas eleições presidenciais. Nos anos de 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno. Mas afinal, quando há um segundo turno nas eleições?

Esta é uma dúvida de muitos eleitores, mas também muito fácil de ser esclarecida. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Constituição Federal, não basta ser o candidato mais votado para ganhar em primeiro turno.

Para resumir, é necessário que o candidato tenha o maior número de votos válidos. Ou seja, conforme o artigo 77 da Constituição de 1988, “será considerado eleito presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”.

Sendo assim, o candidato deve obter mais da metade dos votos válidos para conseguir a eleição. Em outras palavras, o segundo turno acontece quando nenhum dos candidatos consegue atingir a maioria de votos válidos, que é a soma total dos votos específicos.

“Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até 20 dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos”, diz a Constituição.

Horário de votação 

Desta vez, o horário de início e encerramento das votações foi unificado em todo o país, sendo das 8h às 17h, conforme o horário de Brasília. Diante disso, nos estados que possuem fuso horário, foi necessário ajustar os prazos, confira:

  • Das 7h às 16h: Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e algumas seções do Amazonas;
  • Das 6h às 15h: Acre e algumas seções do estado do Amazonas (localizadas em áreas com mesmo fuso horário do Acre);
  • Das 9h às 18h: Fernando de Noronha (PE).

Desse modo, é possível que o TSE comece a apuração dos votos a partir das 17h, horário de Brasília.

Segundo turno

A princípio, Lula e Bolsonaro terão mais três semanas de campanha. Isso porque, segundo o TSE, a votação do segundo turno será no dia 30 de outubro.

Segundo informações iniciais, a campanha do primeiro turno deste ano de 2022, por lei, contou com 46 dias, a mais curta desde 1994. A princípio, desde 15 de agosto, Lula e Bolsonaro já despontavam como os únicos candidatos com chances reais de segundo turno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.