Se você ver isso no seu WhatsApp exclua imediatamente!

Existe um novo tipo de vírus, ou malware, que foi criado justamente para atuar dentro do WhatsApp.

O WhatsApp faz parte da vida de muitas pessoas. Ele se tornou um dos principais meios de comunicação, seja na vida pessoal ou profissional dos cidadãos.

Devido a essa popularidade, muitos criminosos utilizam a ferramenta para aplicar golpes e fazer novas vítimas. Dessa forma, é importante ficar sempre alerta.

Os golpistas se aproveitam de qualquer oportunidade, um descuido momentâneo ou até mesmo o pouco conhecimento que o usuário tem com a tecnologia.

Atualmente, existe um novo tipo de vírus, ou malware, que foi criado justamente para atuar dentro do WhatsApp e enganar os usuários.

Entenda como ele funciona e se proteja.

Novo golpe do WhatsApp 

De acordo com empresas de segurança, o novo golpe consiste no roubo de dados pessoais dos usuários. Isso porque, o malware, que é silencioso, armazena todas as informações que foram copiadas durante o funcionamento do aparelho.

Neste sentido, se você copiar uma senha ou alguma informação sigilosa, os golpistas terão acesso a ela. Por isso é importante identificar o vírus e apagá-lo o quanto antes do celular. Veja como fazer isso a seguir.

Como se prevenir 

Para que o golpe funcione, o malware tem que entrar no aparelho. Normalmente isso acontece com a implantação de um WhatsApp falso, que pode enviar o link, sendo este o próprio vírus, ou através da instalação de aplicativos externos.

Neste sentido, a dica principal para se prevenir é nunca baixar e instalar programas desconhecidos ou fora da plataforma de aplicativos do seu celular. Além disso, jamais clique em links suspeitos que são enviados para você.

Função de silenciar chamadas desconhecidas

O site WABetaInfo também descobriu na mais nova versão do WhatsApp Beta um recurso que permitirá silenciar chamadas de números desconhecidos. A nova ferramenta trará diversas vantagens, como reduzir interrupções e não ser incomodado por chamadas de spam.

O lançamento vem junto a implementação das Comunidades, uma vez que alguns usuários estão reclamando por estarem sendo abordados por números desconhecidos que fazem parte da comunidade. Assim, a funcionalidade prevê a diminuição dos incômodos.

De acordo com o portal, o novo recurso ficará na seção de configurações. Desse modo, para utilizá-la, será necessário fazer a ativação. Com a ferramenta já habilitada, as chamadas indesejadas só ficarão listadas nas chamadas e no centro de notificações.

Contudo, é importante frisar que a nova funcionalidade para silenciar números desconhecidos ainda está em desenvolvimento e não foi disponibilizada para os usuários beta. Portanto, caso não sejam encontrados problemas graves, ela será liberada para testes.

Recurso de editar mensagens enviadas

WhatsApp está testando um recurso esperado por muitos usuários. Em breve, será possível editar mensagens já enviadas na plataforma de mensagens. No entanto, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento na versão beta do mensageiro para iOS.

Segundo informações do site WABetaInfo, após enviar a mensagem, o usuário terá até 15 minutos para corrigir algum erro ou adicionar alguma informação. Entretanto, para isso, será necessário que o aplicativo esteja em sua última versão. O recurso está sendo testado numa versão de iOS.

Além disso, é possível que haja uma nova atualização que permitirá editar legendas de mídias, sejam elas fotos ou vídeos. Contudo, não há nenhuma previsão oficial de quando a funcionalidade chegará na versão final. Da mesma forma, não se sabe se vai ser exclusivo do iOS ou se também será implementado no Android.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.