WhatsApp: Recurso de “Comunidades” não será lançado este ano no Brasil

A Meta, empresa dona do WhatsApp, anunciou na última semana que não lançará no Brasil a funcionalidade “Comunidades”, anunciada em abril, antes de 2023.

A Meta, empresa dona do WhatsApp, anunciou na última semana que não lançará no Brasil a funcionalidade “Comunidades”, anunciada em abril, antes de 2023.

“Estamos entusiasmados com o valor que a funcionalidade Comunidades trará para que organizações sociais e empresas possam gerenciar suas conversas em grupo. Enquanto estamos progredindo, não temos a expectativa de lançar Comunidades no Brasil antes de 2023”.

A fim de evitar a propagação de Fake News pela plataforma de mensagens, o WhatsApp e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram um acordo em fevereiro deste ano para não lançar o recurso antes das eleições e assim comprometê-las.

No entanto, o WhatsApp reiterou que a decisão de anunciar o lançamento para o ano que vem é uma decisão pessoal da empresa, não havendo relação com o acordo do TSE.

De todo, em julho, a procuradoria do Ministério Público Federal em São Paulo já havia recomendado que a plataforma adiasse a implementação das “Comunidades” para o próximo ano.

“Em um momento no qual fake news sobre o funcionamento das instituições e a integridade do sistema de votação brasileiro podem colocar em risco a estabilidade democrática do país.”

 

Sobre a funcionalidade

O recurso dará mais controle para administradores durante o gerenciamento de diversos grupos. Mas por estar na fase inicial de desenvolvimento, não foi nem liberado na versão beta do mensageiro.

Em uma captura de tela feita pelo site WABetaInfo, é possível visualizar que há uma breve apresentação do novo recurso do WhatsApp. Além disso, segundo as informações será possível enviar uma mensagem para vários grupos ao mesmo tempo, facilitando a divulgação de anúncios entre grupos relacionados, por exemplo.

 

Como silenciar pessoas no WhatsApp?

Com a chamada em grupo do WhatsApp em andamento, pressione e segure por alguns segundos sobre o ícone do participante que queira colocar em mudo. Quando aparecer o quadrinho de seleção, toque em “Silenciar [nome da pessoa]”.

Imediatamente, o áudio da outra pessoa não será mais ouvido na chamada. Quando isso acontecer, ela será notificada sobre a ação junto com uma instrução de como ter a desativação desfeita. Basta tocar no botão de microfone (na parte inferior da tela).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.