Se você tem insulfilm no carro, precisa saber disso para não tomar multa

Confira todos os detalhes sobre as regras e, assim, evitar multas

Hoje nós passaremos algumas informações pois, se você tem insulfilm no carro, precisa saber disso para não tomar multa.

O uso de insulfilm em carros é uma prática bastante comum no Brasil. Pois, esse material proporciona privacidade, segurança e conforto térmico aos ocupantes do veículo.

Entretanto, é importante que os proprietários de automóveis fiquem atentos às leis de trânsito relacionadas ao uso dessas películas escuras nos vidros, a fim de evitar multas e possíveis problemas com os órgãos de fiscalização.

Buscando ajudar você a entender melhor sobre esse assunto e evitar problemas de trânsito por causa do insulfilm, separamos algumas das principais informações para te passar.

Por isso, não deixe de ler até o final para conferir mais detalhes e, assim, saber tudo o que precisa sobre as regras para o uso do insulfilm no carro.

Quais são as regras do uso do insulfilm no carro?

Atualmente, existem regras específicas sobre a transparência dos vidros dos carros. A propósito, são estabelecidas pelo CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito, com o objetivo de garantir a visibilidade adequada para os motoristas e reduzir os riscos de acidentes nas estradas. Sendo assim, de acordo com a Resolução nº 254 de 2007, os vidros dianteiros e os laterais dianteiros dos automóveis devem ter uma transmissão luminosa mínima de 70%.

Isto significa que o insulfilm pode ser aplicado nos vidros traseiros e laterais posteriores do veículo. Porém, desde que respeite o limite de transparência definido pela legislação.

O condutor que for flagrado com películas escuras nos vidros dianteiros e laterais dianteiros, que desrespeitem o padrão estabelecido, poderá ser multado pela infração de trânsito. Além disso, pode ter o veículo apreendido.

Ademais, é importante lembrar que o insulfilm utilizado deve apresentar certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, comprovando que o produto está de acordo com as normas técnicas estabelecidas.

Quais são os cuidados que devem ser tomados com o uso do insulfilm?

Conforme já dito anteriormente, a utilização de películas sem a certificação pode resultar em multas e em riscos à saúde dos ocupantes do veículo. Uma vez que, alguns materiais podem liberar substâncias tóxicas. Por isso, o primeiro cuidado a ser que os proprietários de automóveis devem tomar, se desejam colocar insulfilm em seus veículos, é se atentar se o produto tem essa certificação exigida pelo INMETRO.

Outro cuidado necessário é em relação à cor do insulfilm. A legislação brasileira permite o uso das películas claras, fumês e espelhadas, desde que respeitem o limite de transmissão luminosa estabelecido. Entretanto, a tonalidade da película deve ser uniforme em todo o vidro, sem graduação ou efeitos que possam prejudicar a visibilidade do condutor.

Por isso, é importante que a aplicação do insulfilm seja realizada por profissionais capacitados e em locais especializados. Pois, a instalação incorreta pode gerar bolhas, descolamentos e falhas na adesão do material. Consequentemente, comprometendo a eficácia da película e colocando em risco a segurança do veículo e das pessoas que estão dentro dele.

Quais são as consequências de usar insulfilm de forma incorreta no carro?

As películas escuras nos vidros dos carros são um alvo frequente da fiscalização de trânsito. Por isso, é necessário que os proprietários de automóveis estejam sempre atentos às leis e normas em vigor, evitando multas e problemas desnecessários.

A multa por usar insulfilm incorretamente pode ter um valor variável, de acordo com a gravidade da infração e com o tipo de veículo. Nos casos mais graves, o condutor pode levar até sete pontos na carteira de habilitação e ter o veículo apreendido. Logo, o que pode gerar transtornos e prejuízos consideráveis.

Ademais, é bom lembrar que o uso de insulfilm em carros é uma questão de escolha pessoal e de necessidade. No entanto, é preciso estar atento às normas e regulamentações que regem o uso desse material nos vidros automotivos. É possível conciliar a privacidade e a segurança com a observância das leis de trânsito, garantindo a tranquilidade e o conforto aos ocupantes do veículo.

Portanto, é recomendado que os motoristas fiquem atentos e tomem os cuidados necessários para evitar problemas com a fiscalização de trânsito. A escolha correta da tonalidade da película e a adesão às normas estabelecidas pelo CONTRAN e pelo INMETRO podem fazer toda a diferença. Ainda mais, na segurança e no conforto dos ocupantes do veículo.

Agora que você já sabe tudo sobre como usar insulfilm no carro da maneira correta, e quais as consequências para o uso indevido deste produto, é só se atentar às leis de trânsito para evitar transtornos com multas e acidentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.