Confira o carro mais econômico do Brasil, de acordo com o Inmetro

Estudo apontou o menor consumo em várias categorias

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apresentou sua lista de 2023, incluída em seu Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. De acordo com a tabela divulgada, foram apontados os carros mais econômicos do Brasil, de acordo com as principais categorias e volume de vendas.

Todavia, a lista trouxe modelos inéditos, além da nova geração de carros apresentados nos últimos meses. O destaque vai para o Chevrolet Montana e o Honda HR-V. Em síntese, a tabela inclui hatches compactos, sedãs compactos, sedãs médios, SUVs compactos, SUVs médios, SUVs médios grandes, picapes Flex e picapes diesel.

A maioria dos modelos listados de carros pelo Inmetro são movidos à gasolina, com exceção das picapes movidas à diesel. Todavia, mesmo que os motoristas prefiram utilizar os carros Flex com o etanol, como no estado de São Paulo, por exemplo, a lista observou o comportamento dos veículos movidos a gasolina.

Desse modo, a tabela levou em consideração que o combustível derivado do petróleo é o mais utilizado no Brasil. Vale ressaltar que uma grande parte da lista apresentada pelo Inmetro não é Flex. Sendo assim, houve uma maior facilidade na comparação entre os carros mais econômicos do país.

Carros Hatches compactos

De acordo com a lista feita pelo Inmetro, o carro mais econômico do Brasil é o Peugeot 208 Like. O veículo possui um motor 1.0 aspirado e um câmbio manual com cinco marchas. O automóvel foi o que obteve a melhor marca relacionada a economia de combustível na sua utilização nas cidades e nas estradas.

O Peugeot 208 Like faz 14,7 km/L nas cidades e 16,3 Km/L nas estradas. Vale ressaltar que os modelos Kwid e Mobi, considerados de uma categoria inferior não conseguiram subjugar o bom desempenho do veículo. O Chevrolet Onix 1.0 também se destacou com 13,3 km/L nas cidades e 16,6 KM/L nas estradas.

Veículos Sedãs compactos

O Chevrolet Onix pode não ter sido o carro mais econômico entre os hatches, mas apresentou um bom resultado no estudo do Inmetro relacionado aos sedãs. Ele possui um motor 1.0 aspirado. O Onix Plus faz 13,6 km/L na cidade e 17,5km/L nas estradas. É um carro econômico até mesmo na sua versão 1.0 Turbo.

Sedãs médios

O Corolla Híbrido foi um veículo que se destacou no consumo de combustíveis nos meses anteriores ao estudo do Inmetro. É preciso observar que existem poucos sedãs médios no mercado. O Toyota é um deles, sendo que os outros representantes são considerados modelos premium.

Alguns destes veículos possuem eletrificação, com um sistema híbrido leve. Neste caso, o motor elétrico ajuda o propulsor a combustão do carro, ele não move as rodas do automóvel. O novo Honda Civic é o destaque, sendo mais eficiente que o Corolla e faz 18,3 km/L nas cidades e 15,9 km/L nas estradas.

SUVs compactos

De acordo com a lista do Inmetro, o modelo SUV compacto mais econômico do Brasil é o Fiat Pulse, que possui um propulsor 1.3 aspirado. É um carro leve, que faz 12,5 km/L nas cidades e 14,4 km/L nas estradas. Ele apresentou uma maior economia em relação a outros SUVs como o Tracker, o Fastback Audace e o Honda HR-V.

Veículos SUVs médios

A princípio, os novos modelos híbridos do mercado têm ganhado cada vez mais espaço entre seus consumidores. Entre os SUVs médios mais econômicos, o campeão é o Jeep Compass 4xe que faz 26,1 km/L nas cidades e 24,7 km/L nas estradas. O preço do carro, no entanto, é bastante salgado, cerca de R$350 mil.

SUVs médio-grande

Analogamente, em relação aos SUVs médio-grande, dois carros se destacam na economia de combustível, o Jeep Commander e o Caoa Chery Tiggo 8. Este último é uma versão plug-in híbrida do Tiggo 8 e faz 30,3 km/L nas cidades e 26,9 km/L nas estradas. É o melhor consumo da categoria.

Picapes Flex

Ademais, o Fiat Strada cabine simples com motor 1.3 aspirado e câmbio manual, apresentou o melhor consumo de sua categoria. De acordo com o estudo do Inmetro, ele faz 12,9 km/L nas cidades e 14,7 km/L nas estradas. A nova Montana também se destacou com 12 km/L nos centros urbanos e 13,6 km/l nas rodovias.

Picapes a diesel

Em conclusão, a picape a diesel que possui a maior economia de combustível é a Fiat Toro, 4×4 e faz 10,5 km/L nas cidades e 13 km/L nas estradas. Ela é um modelo bastante leve, possui um ótimo câmbio automático de nove marchas, o que garante uma maior eficiência em seu uso, no dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.