Como se preparar para o estágio – Dicas que podem te ajudar!

Se preparar para o estágio é o primeiro passo antes de iniciar uma nova carreira. Saber mais sobre as regras da empresa, os horários de pausa e descanso e até mesmo verificar tudo sobre o software usado na corporação, são pontos importantes que devem ser levados em conta.

Porém, é claro que um estágio não se resume a isso. Para que os primeiros dias saiam como o esperado, é preciso se informar e tirar as dúvidas necessárias.

Mas, e como lidar com aquela ansiedade que aparece nos primeiros dias? Como se portar no estágio de uma forma interessante e positiva? Veja as nossas dicas de hoje e saiba mais!

Como se preparar para o estágio

Para se preparar para o estágio, antes de qualquer coisa, você precisa conhecer bem a empresa. Isso até pode soar clichê, mas se você tiver muitas dúvidas sobre a empresa, poderá se sentir desconfortável dentro do ambiente corporativo. Por isso, questione o seu superior direto sobre todas as suas dúvidas, pois isso poderá lhe ajudar a se sentir mais tranquilo e pertencente ao espaço.

Sendo assim, você pode questionar sobre:

  • Quais são os horários de pausa;
  • Quem são as pessoas que trabalharão diretamente com você;
  • Como funciona a rotina de trabalho;
  • Quais plataformas são usadas durante o trabalho;
  • Qual vestimenta é adequada para o dia a dia na empresa;
  • Que tipo de resultado a empresa almeja atingir com a sua ajuda;
  • E assim por diante.

Quanto mais informações você tiver, mais tranquilo se sentirá. Afinal, a ansiedade pode ser vista como um medo, nesse caso em específico, e sabemos que o medo está atrelado a uma falta de habilidade sobre algo, correto? Dessa maneira, informe-se para se sentir mais bem preparado!

Dito isso, veja outras considerações que podem lhe ajudar a se sair melhor nos primeiros dias do estágio:

1- Peça uma reunião para saber mais sobre os planos de supervisão

Os planos de supervisão são indispensáveis para você receber feedbacks e ideias de como agir e pôr em prática os próximos passos. Desse modo, procure saber mais sobre o plano de supervisão antes mesmo de iniciar o seu trabalho, pois assim você saberá em qual momento poderá levar questionamentos mais complexos ao seu supervisor.

2- Procure interagir com os seus colegas, de maneira cordial e equilibrada

Interaja de maneira cordial com quem está perto de você, porém, cuidado com os excessos. Ser extrovertido demais pode atrapalhar a produtividade, assim como ser introvertido excessivamente pode atrapalhar o seu trabalho em equipe. Por isso, esteja aberto à outras pessoas, mas não ultrapasse limites, ok? Observe o comportamento dos colegas para ter como base.

3- Não tenha medo de questionar quando necessário

Se você não sabe fazer alguma coisa, e você tem que fazê-la, não tenha medo de perguntar. Lembre-se que você está ali para aprender e, portanto, é dever dos demais lhe ajudarem nesse sentido. Questione e desenvolva-se!

4- Converse com quem já passou por isso para se preparar para o estágio

Por fim, procure conversar com quem já passou por um estágio, no início da carreira. Tire suas dúvidas sobre rotina, deveres, tarefas, enfim. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o cargo, a empresa e as atividades propostas, mais bem preparado você estará para o seu estágio. E, consequentemente, mais tranquilo também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.