Como se preparar para o estágio curricular obrigatório

Saber se preparar para o estágio curricular obrigatório é uma das peças-chave para ter um bom desempenho nessa atividade acadêmica. Afinal, é o seu momento de experimentar o lado prático da sua profissão, tendo como bônus o suporte de profissionais experientes. Por isso, nada melhor do que aproveitar tudo que essa prática pode nos proporcionar, não é mesmo?

Neste texto, trouxemos algumas dicas para que os primeiros passos venham a ser mais organizados. Esperamos lhe ajudar. Confira!

Como se preparar para o estágio curricular obrigatório?

Existem algumas medidas que podem lhe ajudar a se preparar para o estágio curricular obrigatório de uma forma mais organizada. Porém, lembre-se de que não existe milagre! É preciso muita dedicação e força de vontade para desenvolver um estágio que realmente agregue valor à sua vida profissional, ok?

Nossas orientações visam lhe auxiliar, não criar um passo a passo rígido. 😉

Dito isso, vamos às considerações:

1. Organize os principais documentos

O primeiro passo é organizar todos os documentos necessários. O que você precisa para atuar no campo de estágio? Quais termos e contratos deverão ser assinados pela instituição de ensino e instituição concedente? Quais documentos você mesmo deverá assinar para firmar a atuação como estagiário?

Converse com o seu tutor e busque sempre organizar os documentos antes de qualquer coisa. Isso porque são esses documentos que asseguram o seu estágio e garantem que você possa desempenhá-lo de forma adequada.

2. Analise o cronograma de atividades

Verifique o cronograma de atividades disponibilizado pela instituição de ensino. Para se preparar para o estágio curricular obrigatório você precisa estar ciente de tudo o que deve ser desenvolvido ao longo do semestre.

Qual é a data limite para cada entrega? Analise e anote na sua agenda.

3. Verifique a quantidade de horas em campo

Depois de analisar o cronograma de atividades e entender a proposta e os prazos do estágio, certifique-se de verificar a quantidade de horas em campo. Quantas horas, de fato, você deverá cumprir dentro da instituição concedente? Anote.

4. Contate o local de estágio

O próximo passo é contatar o local de estágio e levar os documentos necessários para firmar a parceria. Converse com a instituição, tire suas dúvidas e organize os dias que você irá visitar o campo de estágio.

5. Prepare um cronograma para cumprir a carga horária em campo

Com base no que foi dito acima, para se preparar para o estágio curricular obrigatório você precisa de um cronograma equilibrado para cumprir a carga horária em campo. Dessa forma você poderá absorver melhor a demanda do estágio, cumprindo a carga horária sem sobrecargas.

6. Prepare um cronograma para demais atividades

As demais atividades, como escrita do relatório de estágio, também precisam de um bom cronograma. Assim você conseguirá desenvolver cada demanda em um tempo equilibrado e qualificado, viabilizando o desenvolvimento do seu estágio como um todo.

E não se esqueça de estudar bastante a sua área de atuação para elevar as chances de ter um bom desempenho prático.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.