Como se organizar virtualmente? Veja dicas!

Existem algumas formas de se organizar virtualmente que podem ajudar você no dia a dia. Afinal, um computador desorganizado e cheio de documentos misturados pode atrapalhar na hora de procurar alguma coisa importante, concorda?

Por isso, reunimos alguns passos simples que talvez sejam úteis no seu processo de organização. Confira!

Como se organizar virtualmente?

Dependendo do estado de desorganização que o seu computador esteja, pode ser que seja mais demorado e difícil colocar tudo em ordem. Neste caso, a dica é que a organização comece a acontecer de forma gradativa. Por exemplo, você pode selecionar uma pasta para organizar, excluindo o desnecessário e dividindo os documentos em subpastas. Depois, segue para outra pasta e assim por diante.

Depois dessa organização inicial, aí sim pode ser que as dicas abaixo sejam viáveis e mais fáceis de colocar em prática. Veja:

1. Divida os seus documentos em áreas: trabalho, estudo, conteúdos pessoais, etc

Dividir os documentos em áreas é bem interessante. Você pode criar uma grande pasta para o trabalho, para os estudos e para a vida pessoal.

Essa divisão pode impedir que materiais pessoais acabem sendo misturados, bem como auxiliará no dia a dia de trabalho.

2. Crie subpastas que auxiliem na divisão dos documentos e materiais

Dentro de cada área, crie subpastas que auxiliem na organização dos documentos. Por exemplo, na pasta de conteúdos pessoais, crie uma subpasta de fotos, músicas, vídeos, contas, documentos, textos, e assim por diante. Quanto mais dividido ficar o conteúdo, mais fácil será localizá-lo quando houver necessidade.

O mesmo vale para o trabalho: dividir em subpastas é oferecer maiores chances de encontrar conteúdos com facilidade. Além disso, diminui as chances de você se perder nas suas prioridades, por exemplo.

3. Faça uma “limpeza” periódica nos documentos

Crie o hábito de sempre fazer uma limpeza nas suas pastas. De tempos em tempos, faça uma varredura em tudo o que está salvo. Você pode criar uma pasta de “concluído” para os materiais que já foram finalizados, mas não podem ser deletados. Bem como pode excluir tudo aquilo que está apenas ocupando espaço no computador.

4. Evite acumular materiais na Área de Trabalho do computador

Para se organizar virtualmente, você precisa evitar acumular materiais na Área de Trabalho do computador, salvo em casos nos quais os documentos são temporários e serão excluídos no mesmo dia. Sendo assim, certifique-se de manter a sua Área de Trabalho organizada, com acesso às pastas mais importantes e sem uma poluição provocada por itens que vão sendo salvos de qualquer maneira.

Apesar de parecer ser mais fácil salvar na Área de Trabalho, a verdade é que isso pode aumentar a desorganização e a dificuldade para ajeitar tudo depois. Por isso, mais vale levar alguns segundos para salvar na pasta certa, do que acumular muito trabalho para depois, concorda?

5. Sempre preencha a sua agenda virtual e crie lembretes

A agenda digital também pode lhe ajudar a se organizar virtualmente. Afinal, você poderá preencher com tudo o que você tem de pendente, além de acionar lembretes que vão lhe ajudar a manter a organização. Experimente esse tipo de ferramenta e veja como ela pode ser interessante. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.