Como se organizar para evitar o cansaço excessivo?

Algumas formas de se organizar para evitar o cansaço excessivo podem ser bem efetivas, desde que o cansaço, obviamente, não esteja associado a problemas de saúde (seja questões de saúde física ou mental). Afinal, pequenas mudanças na rotina e uma agenda mais bem preparada pode nos auxiliar na hora de construirmos um dia a dia que respeite melhor os nossos limites.

A seguir, trouxemos algumas ideias que podem servir de inspiração para você:

Como se organizar para evitar o cansaço excessivo?

Existem ações simples que podem lhe ajudar a se organizar para evitar o cansaço excessivo. Veja algumas que trouxemos:

1. Crie um expediente para você

Se porventura você trabalha remotamente, considere criar um horário de trabalho específico para você. Isto é, evite começar um dia em um horário, e nos outros em horários completamente diferentes.

Embora o home office traga certa flexibilidade, devemos ter o cuidado de não tornar a atuação muito aleatória, a ponto de passar das horas diárias ideias de trabalho por não perceber – afinal, sem horário para começar e terminar, podemos trabalhar além da conta, não acha?

Por isso, considere estabelecer um horário de início e fim para as suas atividades diárias.

2. Tenha um momento para atender clientes ou falar com os colegas de trabalho

Estabeleça um ou mais momentos do dia para se dedicar ao atendimento dos seus clientes. Afinal, atender aleatoriamente e interromper o fluxo de trabalho para responder e-mails e mensagens pode ser bem negativo. No fim do dia, pode ser que nem todas as tarefas tenham sido concluídas e você acabe se sobrecarregando.

Portanto, separe blocos de tempo de manhã e de tarde para checar mensagens e atender quem precisa ser atendido.

3. Entenda quais são os seus reais limites e aprenda a dizer “não”

Você precisa reconhecer que não é um super-herói e que possui limites – e tudo bem! Por isso, aprenda a dizer “não” para aquelas atividades que você sabe que apenas irão sobrecarregar a rotina, sem agregar muito valor ao seu trabalho. Entender que não podemos abraçar o mundo é imprescindível na hora de se organizar para evitar o cansaço excessivo.

4. Evite distrações ao longo do dia e faça pausas para essas atividades

Cuidado com aquelas olhadas nas redes sociais ou aquelas conversas paralelas com quem está perto de você. Embora essas atividades possam parecer inofensivas, perceba que, em excesso, elas atrapalham o foco, tomam tempo de trabalho e fazem com que você não consiga se organizar para evitar o cansaço excessivo.

Pelo contrário, elas podem atrasar a sua rotina e fazer com que você tenha que trabalhar por muito mais tempo.

Além disso, considere fazer pausas estratégicas, e não aleatórias como as distrações acima, ao longo do dia, e encaixe as distrações nesses momentos, pois assim você não perde o foco e o fluxo de trabalho e também descansa a mente em algumas situações.

5. Mantenha hábitos saudáveis e cuide da sua saúde física e mental

Por fim, mantenha hábitos saudáveis para além do trabalho, sempre cuidando da sua saúde física e mental. Assim, pode ser mais fácil se organizar para evitar o cansaço excessivo. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.