Se Direcione Assertivamente na Entrevista de Emprego – Veja Dicas

Não fique aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode gerar ansiedade e nervosismo. Por isso, é importante que o candidato se prepare para que não fique aquém do seu potencial dentro do processo seletivo. 

Tenha clareza sobre seu objetivo e sobre sua trajetória 

Primeiramente, é importante ter clareza sobre o seu objetivo profissional e sua trajetória. Sendo assim, analise o seu próprio currículo para que possa verificar quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos a melhorar no que se refere a cada empresa pela qual se passou. 

Dessa forma, poderá direcionar assertivamente suas respostas durante o processo seletivo. Além disso, há outros fatores tangíveis que podem corroborar o seu posicionamento durante a entrevista de emprego.

Evite atrasos e treine sua respiração

Sendo assim, evite atrasos. Uma vez que o atraso pode ser um fator de exclusão para um candidato, bem como, o fato de estar muito em cima do horário marcado gera uma ansiedade desnecessária para quem já está sob avaliação.

Além disso, ao chegar um pouco mais cedo você conseguirá se familiarizar com o ambiente, raciocinar melhor e treinar a sua respiração. Certamente, esses fatores podem fazer bastante diferença na sua postura durante o processo seletivo.

Sua linguagem corporal

Por falar em postura, a postura do seu corpo também é muito importante. Por isso, evite cruzar braços e pernas, bem como, evite gesticular excessivamente.

Além disso, evite falar em um tom de voz muito alto, pois esses são pontos que entregam o nível de ansiedade de um candidato.

Sendo assim, ao trabalhar a sua própria respiração e focar no que você mesma está dizendo, você tende a controlar melhor a sua narrativa e o seu tom de voz.

Certamente esses pontos são relevantes para o candidato durante o processo seletivo. Ao prestar atenção ao seu próprio tom de voz, analisar a sua própria trajetória e evitar uma postura fechada, você aumenta suas chances de demonstrar o seu potencial dentro da entrevista de emprego. 

Entrevista em grupo 

Da mesma forma, para entrevista de emprego que acontece em grupo, é importante que tenha foco na sua narrativa. Pois, por conta do nervosismo, algumas pessoas em uma situação de entrevista de emprego em grupo, acabam interrompendo o entrevistador ou os demais candidatos, o que pode ser prejudicial para a sua continuidade no processo. 

Por isso, se atente a sua narrativa e se direcione positivamente, independentemente se a entrevista ocorrer de forma individual ou em grupo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.