Como se blindar dos julgamentos dos outros?

Saber se blindar dos julgamentos dos outros não é fácil. Infelizmente, ainda levamos muito a sério o que as outras pessoas falam sobre nós, afinal, somos seres sociais, e como tais, queremos ser aceitos.

Logo, quando recebemos alguma crítica negativa, automaticamente nos sentimos diminuídos e menos aptos para crescer socialmente e em nossas vidas. Porém, isso não é uma verdade absoluta. Afinal, não é porque o outro viu defeito que o que fazemos é, de fato, algo ruim, concorda?

Por isso, trouxemos alguns apontamentos importantes sobre o tema que podem ajudar você a entender melhor como é possível se sentir mais forte do que o julgamento alheio.

Como se blindar dos julgamentos dos outros?

O primeiro ponto para se blindar dos julgamentos dos outros é, justamente, tomar essa decisão. E como você pode fazer isso? Parando de dar atenção ao que as pessoas estão falando e julgando.

Ou seja, pare de ler comentários negativos nas redes sociais, caso as pessoas lhe ataquem por lá. Pare de ouvir a opinião de quem você não questionou e não leve tão a sério as brincadeiras de mal gosto de alguém – apenas ligue o piloto automático na hora de ouvir isso e não absorva.

Quanto mais você simplesmente ignorar os julgamentos, mais fácil será lidar com essas situações. Aos poucos, elas passarão despercebidas.

Além disso, outras medidas também ajudam. São elas:

1. Pratique o autoconhecimento e saiba quais são seus pontos fortes

Sempre pratique o autoconhecimento. Esteja a par das suas qualidades e defeitos, pois dessa forma você conseguirá ter uma visão mais clara de quem você realmente é. E ao perceber os seus pontos fortes, de verdade, perceberá que o que as outras pessoas estão dizendo não é uma verdade absoluta, mas sim, tem a ver apenas com o pensamento delas.

Foque, portanto, no que você é bom e que você sabe que é bom. Não deixe com que as outras pessoas tirem esse conhecimento de você.

2. Busque melhorias para os pontos fracos

Ao mesmo tempo em que é importante saber quais são as suas maiores habilidades, é importante também saber reconhecer os seus pontos fracos. E sabe por quê? Porque você conseguirá buscar melhorias e assim se desenvolver cada vez mais.

Logo, quando uma pessoa apontar o dedo para lhe julgar por algo que você não sabe fazer, terá a oportunidade de dizer que está ciente disso e que já está desenvolvendo a habilidade. Consequentemente, o julgador não terá mais palavras para fortalecer o seu próprio discurso.

3. A pessoa que julga fala mais sobre ela do que sobre a “vítima” do julgamento

Lembre-se de premissa de que ao falar do outro eu estou falando mais de mim do que do outro. Ou seja, quando uma pessoa julga você, ela está falando mais coisas sobre ela do que sobre você.

Ter isso em mente pode lhe ajudar a se blindar dos julgamentos dos outros.

4. Lembre-se de que não existe perfeição

Por fim, pare de buscar uma perfeição que não existe. Além de se blindar dos julgamentos dos outros, blinde-se da sua própria crítica exagerada. Não existe perfeição! Sempre haverá falhas! Aceitar isso diminui a dor dos julgamentos, acredite.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.