Cuidados com a saúde mental no período de provas

Cuidar da saúde mental no período de provas é muito importante e pode fazer toda a diferença, inclusive no nosso desempenho durante a resolução das avaliações. Afinal, a ansiedade pode atrapalhar os estudos, bem como outras emoções, quando negligenciadas, podem resultar em uma falta de foco e concentração em alguns casos.

Por isso, reunimos dicas que podem ser úteis na hora de implementar uma rotina mais saudável, especialmente no período de provas. Acompanhe.

Cuidados com a saúde mental no período de provas

Os cuidados com a saúde mental no período de provas, na realidade, não se difere tanto dos cuidados que devemos ter de maneira geral. A diferença aparece no fato de que teremos que estudar e focar nos nossos objetivos de atingir boas notas. Ademais, as atitudes que listamos a seguir poderão ser colocadas em prática em qualquer momento, uma vez que contribuem para a qualidade de vida de forma geral.

Vamos às dicas?

1. Tenha objetivos claros e que respeitem os seus limites

Saber quais são os seus objetivos de estudo pode fazer toda a diferença na hora de cuidar da saúde mental no período de provas. Se você simplesmente se sobrecarrega com mil e uma coisas para fazer, sem ter objetivos para cada momento de estudos, poderá estar jogando fora o seu desempenho. Cuidado.

2. Cuidado com a procrastinação

A procrastinação também deve ser evitada ao máximo. Isso porque ela pode prejudicar o seu bem-estar e consequentemente a sua saúde mental. Afinal, pode ser que você se sobrecarregue em um dia por deixar para ler tudo de uma vez.

3. Faça pausas durante os estudos

As pausas durante as leituras e atividades também são importantes na hora de cuidar da saúde mental no período de provas. Isso porque o nosso cérebro não é uma máquina, ele precisa de pausas para “funcionar bem”. Se não pausarmos, o deixaremos saturado, atrapalhando não apenas a aprendizagem, como também a nossa saúde como um todo.

4. Encontre formas estimulantes de estudar

Encontre alternativas de estudos que realmente instiguem a sua aprendizagem. Isto é, foque naquelas atividades e estímulos que tornem o momento mais agradável, prazeroso e fácil de compreender. Assim, além de melhorar a absorção de conhecimentos, você também poderá se sentir mais motivado e, quem sabe, feliz com seu desempenho – o que aumenta o bem-estar como um todo.

5. Pratique hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis também devem fazer parte da sua rotina. Para isso, invista em exercícios físicos, boas noites de sono, alimentação equilibrada, práticas de autocuidado, etc.

6. Pratique atividades relaxantes

As atividades relaxantes, como meditar, ler um livro descontraído, observar uma paisagem etc., podem entrar para a lista de ações que contribuem para o mantimento da saúde mental no período de provas. Afinal, dessa forma é possível dar pausas e desconectar da ansiedade que as avaliações podem provocar.

7. Escute as suas emoções e respeite-as

Por fim, lembre-se de escutar as suas emoções, tentando entendê-las, elaborá-las etc. Inclusive, escrever ou falar sobre como você se sente pode ser uma forma de se sentir mais “leve” por desabafar, o que pode contribuir na hora de se sentir mais tranquilo para uma prova importante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.