Saúde mental do concurseiro – Dicas para você!

saúde mental do concurseiro pode ficar abalada quando não é levada em consideração na hora de criar uma rotina de estudos e de aprendizagem. Por isso, neste texto nós reunimos uma série de considerações que podem ser úteis na hora de implementar uma rotina que seja adequada às necessidades do estudante. Acompanhe para saber mais.

Dicas para a saúde mental do concurseiro

Existem diferentes medidas que podem ajudar na hora de manter a saúde mental do concurseiro em dia e protegida. Listamos algumas delas para que você reflita e considere implementar o que fizer sentido para você. Continue conosco.

1. Crie uma rotina que respeite os seus limites

A rotina de estudos deve ser desenvolvida com base nos limites pessoais do indivíduo. Isto é, se você sente que a sua mente começa a saturar depois de três horas de estudos, esse pode ser entendido como o seu limite, que merece ser respeitado para manter a saúde mental do concurseiro.

Portanto, considere avaliar os seus limites pessoais na hora de construir a sua agenda de estudos para o concurso.

2. Escute as suas emoções

As nossas emoções, quando negligenciadas, podem “crescer” cada vez mais, a ponto de prejudicar o nosso bem-estar, por exemplo. Por isso, dar atenção ao que sentimos é extremamente importante para a saúde mental.

Escutar as emoções, buscar entendê-las e aprender a lidar com elas, buscando formas de enfrentá-las de uma maneira saudável, é algo que tende a ser bastante benéfico.

Sendo assim, ao invés de tentar “esconder” o que se sente, conversar sobre o assunto, refletir sobre o que a emoção tem a dizer e buscar ferramentas internas para lidar com a situação pode ser mais interessante.

3. Cuidado com as cobranças acima da média

Sabemos que todos os concurseiros desejam ter um resultado razoável nas provas. Porém, quando esse resultado almejado escapa da realidade, tornando-se uma cobrança muito acima da média, a saúde mental pode começar a ficar abalada.

Afinal, a autocobrança excessiva pode fazer com que você busque uma perfeição inatingível, frustrando-se e maltratando-se por isso. Cuidado, ok?

4. Não abra mão dos momentos de lazer e diversão

Os momentos de lazer e de diversão têm um papel muito importante em nossas vidas. São eles que nos ajudam a relaxar, desconectar dos “problemas” e promover sensações de prazer e bem-estar – importantes para a qualidade de vida.

Por conta disso, investir em hobbies é uma das formas de manter a saúde mental do concurseiro em dia. Não menospreze os momentos de diversão! 😉

5. Fortaleça os seus laços sociais

Considere fortalecer os seus laços sociais como forma de manter a saúde mental. Afinal, as nossas relações têm um papel importante em nossas vidas, e elas podem, inclusive, ser o nosso ponto de acolhimento frente aos desafios enfrentados durante a jornada do concurseiro.

Acima de tudo, os seres humanos são seres sociais e necessitam de relações saudáveis para desenvolver-se de uma forma mais equilibrada.

Por isso, considere manter contato com seus amigos e familiares, reunindo-se para momentos de lazer e tornando o dia a dia mais leve e feliz. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.