Satisfação no trabalho: Como atingir?

satisfação no trabalho parece algo inalcançável para algumas pessoas, infelizmente. Até porque não é todo tipo de serviço que nos proporcionará essa sensação.

Porém, isso não quer dizer que teremos que viver a vida toda em um trabalho que não é do nosso agrado. Afinal, todo mundo é capaz de crescer!

Pensando nisso, trouxemos algumas reflexões sobre esse tema tão interessante. Acompanhe.

Existe satisfação plena no trabalho?

Antes de qualquer coisa, vamos refletir um pouco juntos? Então responda-nos: existe satisfação plena no trabalho? Será que é possível ser 100% feliz no trabalho?

Bem, o nosso ponto de vista é de que não. Não existe plenitude em nenhum campo de nossas vidas, ou seja, tudo tem o lado bom, mas tem o lado ruim também.

Por isso, a primeira coisa que devemos quebrar em nossa mente é essa ideia de “trabalho perfeito”. Isso não existe. Sempre iremos nos deparar com aquelas situações desagradáveis e que não fazem parte daquilo que sempre sonhamos.

Quando nos damos conta dessa realidade, acabamos percebendo mais qualidades em nosso trabalho atual. Afinal, para ser bom, não precisa ser perfeito. 🙂

Como atingir a satisfação no trabalho?

Mudar a perspectiva da coisa já é um jeito de atingir a satisfação no trabalho. Mas, além disso, outras estratégias podem ser postas em prática. Veja a seguir:

1- Pense sobre a sua carreira: aonde você quer chegar?

A satisfação no trabalho está atrelada a um bom plano de carreira, pois é por meio dele que você pode: coletar motivação; encontrar caminhos novos para aprender novas habilidades profissionais; encontrar metas e objetivos interessantes.

Portanto, comece a pensar sobre o seu futuro. Você tem caminhado em direção aos seus sonhos?

2- O que você tem feito para chegar lá?

Seguindo a linha de raciocínio acima, aproveite para pensar sobre as ações que você tem tomado para atingir os seus sonhos e metas. Isso também é muito importante na hora de se estabelecer a satisfação no trabalho.

Afinal, se você se sentir estagnado e sem nenhuma perspectiva sobre os seus objetivos, como será possível se sentir feliz?

3- Quais são as suas maiores realizações profissionais?

Pense sobre todas as grandes realizações profissionais que você teve até aqui. Recorde esses momentos e use-os como uma mola propulsora para a sua satisfação no trabalho.

Às vezes, apenas temos dificuldades para enxergar as coisas que conquistamos, e isso pode nos deixar insatisfeitos. Portanto, dê uma atenção especial às suas conquistas.

4- Você gosta do seu trabalho? Quer mudar de carreira?

Essas perguntas também são fundamentais. Afinal, nem sempre estamos onde queríamos estar. E se não estamos, aonde queremos ir? Esses questionamentos são úteis na hora de mudar de carreira e pensar em novas possibilidades satisfatórias para a vida.

5- Você tem vivido as suas pequenas vitórias?

Por fim, lembre-se de que a satisfação no trabalho também se envolve com as nossas pequenas vitórias. Pois é nelas que podemos perceber os resultados positivos do nosso trabalho, e isso pode servir de base para a nossa satisfação profissional. Então, nada de negligenciá-las ou diminuí-las, ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.