Saque do FGTS INESPERADO por brasileiros deixam MUITOS pulando de ALEGRIA

A data para resgate já foi anunciada, assim como o valor

Os trabalhadores com registro formal têm mensalmente parte de seus salários destinados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Este pode ser utilizado em situações específicas. Contudo, estima-se que um montante próximo a R$ 15 bilhões será distribuído em saque do FGTS inesperado.

No dia 25 de julho, o Conselho Curador do Fundo de Garantia realizará uma reunião para analisar o desempenho do fundo e determinar os lucros. A expectativa é que o saque do FGTS do seu lucro alcance novamente um recorde de rendimentos referentes a 2022. Os valores serão creditados na conta dos trabalhadores até 31 de agosto.

Saque do FGTS inesperado se refere ao lucro acumulado

Uma vez por ano, o FGTS distribui os lucros acumulados. Isso significa um aumento na renda da população. No entanto, há requisitos para usufruir desse pagamento extra.

O lucro é um direito dos trabalhadores com conta ativa no FGTS, sendo beneficiados aqueles que possuíam saldo positivo até dezembro de 2022. Esse lucro é calculado a partir dos recursos do Fundo de Garantia que são emprestados ao Governo Federal e, posteriormente, retornam com correção.

Conforme apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF), é esperado um resultado preliminar superior a R$ 15 bilhões. Esse documento foi submetido durante o processo de revisão das contas do Fundo.

Retirada do Lucro do FGTS

Existem aproximadamente 14 modalidades para o saque do FGTS. Estes variam desde resgates em casos de demissão sem justa causa até a modalidade conhecida como saque-aniversário, bem como situações de calamidade, aposentadoria, entre outras. No entanto, a liberação do saldo acumulado está disponível apenas em circunstâncias específicas.

O valor do lucro é adicionado anualmente ao montante já depositado na conta FGTS dos trabalhadores. Assim, a retirada do dinheiro segue as mesmas regras estabelecidas para o saque do fundo. Em outras palavras, os lucros só podem ser sacados em determinadas situações.

A seguir, veja as situações em que o saque do FGTS é permitido:

  • Demissão sem justa causa;
  • Rescisão do contrato por culpa recíproca;
  • Aposentadoria;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Necessidade pessoal recorrente de desastre natural;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Ser portador de HIV ou neoplasia maligna;
  • Financiamento de imóvel enquadrado no Sistema Financeiro de Habitação;
  • Saque-aniversário.
Saque do FGTS INESPERADO por brasileiros deixam MUITOS pulando de ALEGRIA
A data para resgate já foi anunciada, assim como o valor. Imagem: Adobe Stock

Nova função do FGTS deixa brasileiros animados

Uma nova implementação conhecida como FGTS Digital está programada para ser testada a partir de 16 de agosto de 2023. Essa nova função consiste em um conjunto de sistemas que irão gerenciar todos os processos relacionados ao FGTS e aos recolhimentos mensais.

O objetivo principal é simplificar o pagamento por parte dos empregadores, garantindo que os trabalhadores tenham seus direitos referentes ao FGTS devidamente cumpridos. O FGTS Digital permitirá realizar várias operações, incluindo:

  • Emissão de guias;
  • Consulta de saldos e extratos;
  • Solicitação de restituição de valores;
  • Parcelamentos de pagamentos;
  • Entre outras questões.

Todos os procedimentos serão realizados de forma 100% digital, proporcionando aos trabalhadores uma maior transparência e facilidade para acompanhar suas contas do FGTS. A previsão é que o FGTS Digital seja implementado definitivamente em janeiro de 2024.

Antes disso, o teste da nova função acontecerá até 3 de novembro de 2023. Esse será o período em que o Governo se certificará de que todas as funcionalidades estão corretas e funcionando perfeitamente. Com essa modernização, espera-se tornar a gestão do FGTS mais eficiente e acessível para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.