Saque do FGTS é disponibilizado; veja se você tem direito

Trabalhador pode sacar o benefício uma vez por ano

Um novo saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para os trabalhadores nascidos em janeiro já está disponível. Quem deseja ter acesso ao valor deverá fazer a solicitação ainda neste mês. A medida só foi possível através da Lei 13.932/2019 assegurando o direito ao resgate do saldo de FGTS na data de aniversário.

Vantagens e desvantagens do saque

Quem pretende fazer o saque do FGTS deve saber que está aderindo pela migração do saque-rescisão para o saque-aniversário. Isto é, o trabalhador estará abrindo mão de parte do saldo do Fundo que estiver em conta por um período de 24 meses.

Portanto, quem opta por esse direito deve estar ciente de que só poderá ter acesso ao saque-rescisão 2 anos depois da solicitação do saque-aniversário.

O saque irá acabar?

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que antes de aderir a medida, é preciso entender como ela funciona, bem como, os prós e os contras. Ele afirmou em entrevista que se depender dele, o saque-aniversário do FGTS vai terminar. Contudo, destacou que os contratos existentes serão analisados um a um.

O chefe da pasta disse ainda que irá propor ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS), a suspensão do saque a partir do próximo mês. No entendimento dele, a criação da medida trouxe problemas, como o enfraquecimento do fundo de investimentos, o que impacta diretamente a geração de empregos.

O assunto será discutido em uma reunião que está prevista para acontecer no dia 21 de março.

As declarações foram dadas em Brasília, num evento que marcou a comemoração dos 100 anos da Previdência Social.

Quantas vezes sacar

De acordo com a Caixa Econômica Federal o saque-aniversário pode ser feito uma vez por ano, e o valor a ser disponibilizado para o trabalhador é determinado pela aplicação de uma alíquota que varia entre 5 e 20% em relação ao saldo do FGTS + uma parcela adicional.

Como solicitar

A solicitação do benefício social pode ser feita a qualquer momento de forma totalmente digital pelo aplicativo FGTS sem precisar de comparecimento presencial à uma Agência da Caixa. Basta acessar o aplicativo do FGTS, consultar os valores liberados e solicitar o saque. Para concluir, é necessário indicar os dados de uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. O valor será disponibilizado para retirada em até 5 dias úteis.

É importante destacar que ao aderir ao saque-aniversário, o saque-rescisão fica indisponível. Isso porque o FGTS concede apenas uma das opções ativas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.