São Paulo anuncia a criação do “Bolsa Atleta Pelé”. Veja quem recebe

Segundo o prefeito da cidade, Ricardo Nunes, nome da bolsa visa homenagear Pelé, que morreu na última semana

A cidade de São Paulo anunciou a criação do benefício Bolsa Atleta Pelé. Como o próprio nome já deixa claro, a ideia é homenagear o ex-jogador brasileiro que morreu na última semana. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB) durante o velório do atleta na manhã desta segunda-feira (2).

Segundo Nunes, a ideia da Bolsa Atleta Pelé é ajudar financeiramente crianças, jovens e adolescentes que buscam investir na carreira de atleta. É justamente este o motivo de se colocar o nome de Pelé no benefício. O jogador nasceu em uma comunidade pobre de Minas Gerais, e ascendeu socialmente através do esporte.

O prefeito de São Paulo se esquivou de explicar se este benefício vai contar com pagamentos já a partir deste ano de 2023. Ele também não respondeu como seria o processo de seleção para a entrada no projeto social.

“Vamos fazer o programa bolsa-atleta, com o nome de ‘Bolsa-Atleta Pelé’, para colocar essa molecada nossa, nossa criançada com o espírito do Pelé de sonhar, mesmo vindo da periferia, acreditar e poder colocar todas as suas habilidades para a alegria”, disse o prefeito, que compareceu ao velório nesta segunda (2).

“Eu acho que, de tudo que a gente vai fazer, além de, evidentemente, estar com ele sempre no nosso coração, mas acho que o Pelé mais vai gostar, vai ser esse do ‘Bolsa-Atleta Pelé'”, seguiu o prefeito. Além de Nunes, o velório de Pelé recebeu a visita do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Como funciona a bolsa

Atualmente, o Bolsa Atleta é uma espécie de auxílio financeiro para jovens de 14 a 21 anos que desejam seguir na carreira do esporte de alto rendimento. A ideia é compensar financeiramente aqueles cidadãos que têm problemas com os custos dos treinamentos ou mesmo com viagens para competições.

Só são elegíveis para esta Bolsa, os atletas que praticam esportes oficialmente presentes nos programas dos Jogos Pan-Americanos, Jogos Parapan-Americanos, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. Entre outros, esta lista inclui o futebol, o esporte de Pelé.

O valor da Bolsa varia conforme a idade dos cidadãos. Esportistas que têm entre 14 e 17 anos recebem um saldo mensal de R$ 624,28. Quem tem de 18 a 21 anos de idade, recebe uma bolsa mensal de R$ 1.248,55

Homenagem a Pelé

Ainda na mesma entrevista, o prefeito de São Paulo disse que pretende construir obras para homenagear o rei do futebol.

“É um ginásio poliesportivo para 20 mil pessoas, que vai ser junto de onde está a Secretaria de Esporte, e a gente tem um espaço ao lado do Parque das Bicicletas”, comentou.

“Pelé representa para a gente uma pessoa que levou o nome do Brasil positivamente para o mundo inteiro. Muita gratidão a tudo que o Pelé fez por nós, a gente só fica triste pela perda dele, mas fica alegre por ele, em vida, ter feito tanto”, finalizou.

Pelé morreu no último dia 30 de dezembro em decorrência das manifestações de um câncer. O atleta tinha 82 anos de idade e é até hoje o único jogador de futebol do planeta a vencer três Copas do Mundo por uma seleção nacional de futebol.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.