Como foi criada a Copa do Mundo? O  campeonato mais importante do futebol?

Campeonato é assistido por mais de 5 bilhões de pessoas

A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, no ano de 1930. Desde aquela época, o campeonato de futebol mundial vem sofrendo diversas mudanças e atualizações. Porém, o modelo adotado de administração dos jogos, ainda é o mesmo, visto que o evento ainda acontece de quatro em quatro anos.

Neste ano, a Copa do Mundo acontece no Qatar, o primeiro país do Oriente Médio a sediar o evento. Todavia, a seleção brasileira participa, em busca de conquistar mais um troféu. O planeta para para assistir aos jogos do campeonato. Estima-se que pelo menos cinco bilhões de pessoas assistam às partidas.

Quem criou a Copa do Mundo foi um francês, Jules Rimet, ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Em 1928 foi instituída a primeira competição mundial, que seria realizada dois anos depois. Foi estabelecido então, que o vencedor, deveria receber uma taça com o nome do mandatário.

Para que as seleções pudessem tomar posse da taça de uma vez por todas, elas deveriam ganhar a Copa do Mundo por três vezes. Aliás, o primeiro campeonato mundial realizado no Uruguai, buscava homenagear sua seleção que havia ganho em 1924 e 1928, o bicampeonato olímpico de futebol.

Curiosidades da Copa do Mundo do Uruguai

Outra curiosidade a respeito do primeiro campeonato mundial no Uruguai em 1930, é o fato de que os times participantes foram indicados através de um convite da FIFA, e não por competições, eliminatórias, entre as seleções de futebol dos cinco continentes do planeta, que acontece atualmente.

Na época, apenas quatro times europeus participaram do evento, visto que as outras seleções convidadas desistiram por conta das dificuldades de se viajar até a América do Sul naquela época. Analogamente, a seleção uruguaia foi a grande campeã vencendo a Argentina por 4 a 2 na final da Copa do Mundo.

Brasil nas Copas do Mundo

A seleção brasileira é a única a participar de todas as Copas do Mundo. Será seu 22º campeonato em 2022. As suas conquistas tiveram início em 1958, quando o Brasil conquistou a taça na Suécia. Desse modo, o país repetiu o feito em 1962, no Chile. A partir daí, ficou conhecido como uma das maiores equipes do futebol do planeta.

Na Suécia, o mundo conheceu o melhor jogador de futebol de todos os tempos, o Pelé. Ele se destacou por sua técnica e raça afiadas. Todos ficaram encantados com o modo de jogar do brasileiro. Em 1962, Garrincha foi o grande nome. Contudo, na Copa de 1970, Pelé retornou como a grande figura do campeonato, no México.

Após o tricampeonato mundial, a seleção brasileira teve um jejum de 24 anos sem conquistar nenhuma Copa do Mundo. Em 1994, a equipe voltou a levantar a taça, sob o comando de Romário e sua parceria com Bebeto. O campeonato nos Estados Unidos é considerado uma das maiores conquistas do time.

Na Copa do Mundo do Japão e Coréia do Sul, em 2008, a seleção canarinho conquistou seu quinto título mundial. A equipe tinha grandes nomes de craques como Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. O Brasil foi o principal protagonista do campeonato, apresentando um jogo bonito e técnico.

Principais seleções do Brasil

Algumas seleções brasileiras ficaram marcadas por conta da qualidade de seu time, mesmo não ganhando a Copa do Mundo. O Brasil de 1982, por exemplo, é considerado uma das melhores equipes de todos os tempos. Dessa maneira, Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico e Éder Aleixo formaram uma  equipe implacável. 

A seleção de 1938 também ficou bastante conhecida por ter Leônidas Silva,  o inventor da bicicleta, além do zagueiro Domingos da Guia, chamado de “Divino Mestre”. Todavia, outra figura que ficou para a história do futebol é Mário Jorge Lobo Zagallo, o único futebolista que ganhou quatro Copas do Mundo.

Copa do Mundo no Brasil

O Brasil sediou a Copa do Mundo em dois momentos, no ano de 1950, com sua final no Maracanã, tendo o Uruguai como grande campeão, e em 2014, tendo a seleção Alemã como grande carrasco da equipe brasileira. Em conclusão, ela perdeu por 7 a 1 em uma partida no estádio do Mineirão, com os Alemães levantando a taça na final contra a Argentina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.