Santander emite COMUNICADO para seus clientes

Entenda o que diz o novo comunicado do Santander que foi divulgado e que tem impacto na vida financeira das pessoas

Você ainda costuma realizar transferências via doc? O sistema de envio de dinheiro vem se tornando cada vez menos usados no decorrer dos últimos anos, sobretudo depois da chegada do Pix, que cresceu em popularidade desde o seu lançamento. Neste sentido, o Santander decidiu lançar um comunicado sobre o tema.

De acordo com as informações da instituição financeira, este banco não vai mais oferecer o sistema de transferências através do doc. Esta é uma notícia que já vinha sendo sinalizada pelo Santander há alguns meses. Vários internautas relatavam que não estavam conseguindo mais realizar este procedimento no aplicativo oficial.

De todo modo, o que sabe oficialmente é que o encerramento das atividades envolvendo docs está valendo a partir deste mês de setembro. Segundo as informações oficiais, as operações do Documento de Ordem de Crédito estão encerradas para pessoas físicas e jurídicas desde o último dia 1 deste mês.

Notificação sobre fim do Doc

Os clientes do Santander que estão tentando realizar transferências por doc nesta semana, estão recebendo a seguinte mensagem: “A transferência via DOC foi descontinuada, utilize a TED (Transferência Especial de Crédito) para suas transferências. As transações agendadas serão mantidas e concluídas.”

Quem agendou o DOC não precisa se preocupar. As transferências serão feitas no dia exato do agendamento, desde que ele tenha sido agendado até fevereiro do próximo ano. Para além do TED, o Santander também confirmou que segue neste mês de setembro com a possibilidade de transferência de dinheiro através do Pix.

Decisão de cima

Vale lembrar, no entanto, que o Santander não está tomando esta medida sem respaldo. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) já vinha dizendo que todas as instituições financeiras do país deveriam deixar de oferecer a opção de transferência de dinheiro através do doc.

O que muda mesmo é a data do fim da operação. A Febraban vinha afirmando que as instituições deveriam deixar de oferecer esta opção no dia 29 de fevereiro de 2024. O Santander apenas antecipou a decisão e optou por deixar de oferecer o sistema já em setembro deste ano.

Outros bancos

A regra da Febraban vale para todos os bancos que atuam no Brasil. Mas cada um deles pode decidir quando vai acabar com o sistema, desde que não ultrapasse a data limite de 29 de fevereiro de 2024. Depois deste dia, nenhuma instituição vai poder permitir este tipo de transação.

O Itaú, por exemplo, já confirmou que encerrou este tipo de transferência desde janeiro deste ano, ou seja, ainda antes da definição da Febraban. De todo modo, o cliente do Itaú ainda pode receber dinheiro via Doc, já que outras instituições ainda ofertam o serviço.

Em boa parte dos bancos, a opção de transação por Doc já não aparece no aplicativo da instituição. É o caso, por exemplo, do banco Inter. Mas em apps do Banco do Brasil e do Bradesco, ainda existe esta possibilidade. A Febraban diz que não está monitorando as regras definidas por cada banco.

Santander emite COMUNICADO para seus clientes
App do Bradesco ainda oferece opção de transferência de doc. Imagem: Divulgação/ Bradesco

O Doc

O doc é um sistema de transferência de dinheiro usado por boa parte dos brasileiros. Neste tipo de transação, a efetivação da transferência costuma demorar, e pode chegar na conta do destinatário em até 24 horas. Se o envio for feito no final de semana, o dinheiro pode demorar até dois dias para ir de uma conta para outra.

Há ainda uma limitação desta transferência, de até R$ 4.999,99. Todas estas pequenas regras fizeram com que vários brasileiros optassem por outros sistemas de transferência, como o próprio Pix, que permite a transação de forma imediata, sem limitações na maioria dos casos, e de maneira completamente gratuita.

O Pix também permite pagamentos mais rápidos no comércio nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.