Samsung revela visão mais sustentável em evento de tecnologia

Fabricante destacou seus planos para construir um futuro voltado ao meio ambiente, personalizado e conectado com produtos e iniciativas que minimizem o impacto ambiental

A Samsung Electronics aproveitou a CES 2022, principal evento de tecnologia do mundo e que ocorreu em Las Vegas (Estados Unidos) no início do ano, para apresentar uma nova visão da empresa para o meio ambiente. A fabricante destacou seus esforços para inaugurar uma nova era de união, com experiências personalizáveis que refletem os estilos de vida em evolução dos consumidores e “inovações que marcam o progresso tanto para a sociedade quanto para o planeta”, baseada em uma visão mais sustentável.

LEIA MAIS: Setor de tecnologia se volta ao meio ambiente, com 83% das empresas elaborando relatórios de sustentabilidade

A nova visão da empresa é “Juntos para o Amanhã”, voltada a capacitar a todos para criar mudanças positivas e impulsiona colaborações que lidem com os desafios do planeta. Com ela, a Samsung quer introduzir uma série de iniciativas de sustentabilidade, parcerias intencionais e tecnologias personalizadas e conectadas. 

Entre elas, está o que a empresa chama de “sustentabilidade diária”. É um conceito que traz a ideia de colocar a sustentabilidade no centro de tudo o que a Samsung faz. A companhia tem realizado sua visão adotando novas práticas de fabricação de produtos de baixo impacto, embalagens que reduzem a pegada de carbono e uma experiência mais sustentável para o cliente, e eliminando de forma responsável os produtos no final de seus ciclos de vida. 

Tecnologia em prol do meio ambiente 

A Samsung também tem desenvolvido produtos que sejam mais eficientes do ponto de vista energético. Ela criou, por exemplo, o controle de TV SolarCell, que obtém eletricidade de frequências de rádio em dispositivos como roteadores Wi-Fi. A intenção é incluí-lo nas novas TVs Samsung e eletrodomésticos. Dessa forma, será possível eliminar o uso de pilhas. 

Além disso, até 2025, a Samsung planeja fazer com que todas as suas TVs e carregadores telefônicos operem com energia quase zero, de modo que os produtos não consumam quase nenhuma energia quando não estiverem sendo usados.

LEIA MAIS: Samsung anuncia soluções para facilitar automação de casas conectadas

A decisão da Samsung de tornar tais tecnologias disponíveis abertamente reflete um compromisso com a inovação – e com a sustentabilidade diária – que transcende as indústrias. Com isto em mente, a Samsung anunciou que suas tecnologias “verdes”, como o controle SolarCell, serão tornadas código aberto, permitindo que outras empresas e pessoas possam desenvolver soluções com elas e até torná-las compatíveis com seus dispositivos. 

A fabricante ainda anunciou uma colaboração com a Patagônia, região que ocupa a Argentina e o Chile, para desenvolver uma solução que combata a poluição de plásticos. A ideia é que a as máquinas de lavar da fabricante sejam capazes de minimizar a entrada de micro plásticos nos cursos d’água através dos ciclos de lavanderia.  

O que a Samsung já está fazendo 

A empresa já tem algumas ações que exemplificam essa visão sustentável. Os esforços da Samsung para reduzir as emissões de carbono durante todo o ciclo de produção também ganharam reconhecimento do Carbon Trust, entidade especializada em medir a pegada de carbono de empresas. No ano passado, os chips de memória da Samsung certificados pelo Carbon Trust ajudaram a reduzir as emissões de carbono em quase 700 mil toneladas. 

Outro ponto em que a empresa está se mexendo é no uso de reciclados. O Visual Display Business da Samsung planeja usar 30 vezes mais plásticos reciclados do que usou em 2021. A empresa também revelou planos de expandir seu uso de materiais reciclados para incluir todos os dispositivos móveis e eletrodomésticos durante os próximos três anos. 

Por exemplo, em 2021, todas as caixas de TV da Samsung incluíam materiais reciclados. Para este ano, a empresa revelou que irá expandir o uso de materiais reciclados para incluir também as embalagens interiores das caixas. Agora, os materiais reciclados serão incorporados ao isopor, suportes de caixa e sacos plásticos. 

A empresa também anunciou a expansão global de seu programa de Eco-Packaging. A expansão do programa, que transforma caixas de papelão em casas de gatos, mesas laterais e outros itens de móveis úteis, incluirá embalagens para eletrodomésticos como aspiradores, fornos de micro-ondas, purificadores de ar e entre outros produtos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.