Samsung anuncia soluções para facilitar automação de casas conectadas

Tecnologia SmartThings Hub e Home Hub vão facilitar controle de soluções inteligentes espalhadas pela casa

A Samsung aproveitou a CES 2022, feira de tecnologia mais importante, realizada sempre no início do ano em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentara novas soluções para controle de casas conectadas. 

A primeira delas é o software SmartThings Hub, que permite aos usuários terem maior controle sobre seus produtos conectados. Ao integrar a tecnologia do SmartThings Hub em produtos Samsung selecionados, a fabricante diz ser possível simplificar o processo de conexão entre os dispositivos ao aproveitar protocolos de comunicação doméstica inteligente.

LEIA MAIS: Filme mostra como seria uma casa conectada com tecnologia Samsung

Normalmente, os consumidores contavam com hubs especializados para conectar cada um de seus dispositivos. Já o novo software integrado da Samsung oferecerá apoio à conexão por Wi-Fi ou Ethernet, o que permitirá a comunicação entre uma ampla gama de dispositivos inteligentes. A conectividade adicional para dispositivos Zigbee também será possível por meio de um acessório USB opcional. 

De acordo com a Samsung, diferentes dispositivos da marca já são compatíveis com o SmartThings e vão atuar junto com o padrão de interoperabilidade de casa inteligente desenvolvido por ela, chamado Matter. 

Ainda segundo a fabricante, a missão do SmartThings é criar experiências que podem tornar a vida das pessoas melhor. Para dar vida a essa missão, a empresa diz ter redobrado o aprimoramento da tecnologia SmartThings e esta é a próxima etapa na visão da Samsung de tornar todas as casas conectadas. 

Dispositivo central para gerenciar tarefas 

O outro lançamento é o Samsung Home Hub, uma espécie de tablet para gerenciar serviços de eletrodomésticos conectados. A solução oferece conectividade com uma variedade de eletrodomésticos inteligentes e usa Inteligência Artificial, além do sistema SmartThings para entender as necessidades dos usuários e fornecer automaticamente as soluções certas. Ao fazer isso, ele ajuda os usuários a otimizar suas tarefas e responsabilidades em um dispositivo compartilhado que todos em casa podem acessar. 

Na hora do jantar, por exemplo, o SmartThings Cooking permite a pesquisa, planejamento, compra e preparo de refeições para a semana a partir do Family Hub. Para lavar a roupa, quem entra em ação é o SmartThings Clothing Care, que se conecta a dispositivos como a Lavadora e Secadora Bespoke e o Bespoke AirDresser, além de oferecer opções de cuidados personalizados com base nos tipos de materiais das roupas, seus padrões de uso e a estação do ano.

LEIA MAIS: Samsung apresenta Galaxy A03 Core ao Brasil

O SmartThings Air também pode fornecer desumidificação automática e conectar-se a aparelhos de ar-condicionado e purificadores de ar para gerenciar a qualidade do ar em uma casa de acordo com a preferência do usuário. 

A solução também tem acesso ao SmartThings Energy, que analisa o padrão de consumo energético e usa o modo de economia de energia equipado com IA para ajudar a reduzir a conta de luz. Por fim, o SmartThings Home Care Wizard monitora todos os dispositivos inteligentes, envia notificações quando as peças precisam ser substituídas e oferece orientação se algo der errado. 

Melhor usabilidade 

O Samsung Home Hub é um tablet exclusivo de 8,4 polegadas que pode ser operado da sua base ou usado em qualquer lugar da casa. Para controle de voz, o Samsung Home Hub possui dois microfones e dois alto-falantes para permitir que se ouça notificações e use comandos de voz para a assistente virtual Bixby.

De acordo com a Samsung, as duas soluções estão em linha com o mercado, já que os consumidores estão mais dispostos do que nunca a adotar experiências conectadas em suas casas, resultando em um crescimento explosivo de uso e na adoção em massa da indústria. De acordo com a pesquisa de Tendências de Conectividade Móvel 2021 divulgada pela Deloitte, os lares dos Estados Unidos possuem uma média de 25 dispositivos conectados. Os consumidores, por sua vez, estão cada vez mais priorizando facilidade de uso, interoperabilidade e economia de custos ao tomar uma decisão de compra. 

Os recursos do SmartThings Hub estarão disponíveis em produtos selecionados da Samsung ao longo de 2022. Já o Samsung Home Hub estará disponível na Coreia em março deste ano, sendo distribuído para o resto do mundo na sequência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.