SAIU! Governo antecipa 13º salário em duas parcelas e divulga o calendário; veja as datas

Atenção, beneficiários. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a pagar no dia 25 de maio a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Segundo informações do Governo, o pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado por conta da pandemia da Covid-19. Em 2020, o processo foi o mesmo.

As parcelas do 13º serão pagas junto com o benefício de cada mês.

Benefícios até um salário mínimo

Segundo as regras do governo, quem recebe até 1 salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e 8 de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Já a segunda parcela será paga entre 24 de junho e 7 de julho.

Veja no calendário abaixo:

FinalMaio — 1ª parcela do 13ºJunho — 2ª parcela do 13º
125 de maio24 de junho
226 de maio25 de junho
327 de maio28 de junho
428 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61 de junho1 de julho
72 de junho2 de julho
84 de junho5 de julho
97 de junho6 de julho
08 de junho7 de julho

Benefícios com valor acima de um salário mínimo

FinalMaio — 1ª parcela do 13ºJunho — 2ª parcela do 13º
1 e 61 de junho1 de julho
2 e 72 de junho2 de julho
3 e 84 de junho5 de julho
4 e 97 de junho6 de julho
5 e 08 de junho7 de julho

Segundo informações do secretário Bruno Bianco, em torno de R$ 56 bilhões serão pagos a aproximadamente 31 milhões de segurados que fazem parte do INSS. Agora, com a liberação e aprovação do orçamento de 2021, já com sanção do presidente Jair Bolsonaro, o INSS poderá realizar a antecipação.

É importante destacar que a liberação não significa um gasto a mais aos cofres do governo federal, uma vez que medida não se trata de pagamentos extras, mas sim de uma antecipação.

Orçamento e antecipação do 13º para aposentados

A antecipação do 13º de aposentados é uma das promessas que o governo federal já tinha se comprometido para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19.

Por outro lado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vinha relatando que era necessário aguardar a aprovação do orçamento. Afirmação que foi questionada por economistas.

Segundo Matheus Rosa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a antecipação do 13º de aposentados não altera os valores, apenas a data dos pagamentos. Este seria um dos motivos para a iniciativa já ter condições de ser realizada pelo governo.

“Como a medida prevê apenas antecipação de despesas, não há efeito de aumento de gasto em termos anuais, uma vez que o governo seria obrigado a realizar o pagamento dos benefícios de qualquer forma”, explica Rosa.

“Ao inverter de ser no final do ano, anteciparia para abril ou maio. Então, não tem um gasto novo. É só a mudança do gasto no tempo”, completa Fábio Klein, consultor e especialista em contas públicas.

Antecipação também beneficiária o governo

Para Rosa, a antecipação do 13º de aposentados deveria ser vista como prioridade, uma vez que também irá movimentar a economia.

“A importância de antecipar pagamentos do 13º passa por perceber que, pela atual conjuntura de pandemia, com efeitos econômicos e de saúde pública, é melhor que as pessoas recebam recursos o mais rápido possível. Se assim não fosse, receba antecipadamente ou seguindo o calendário usual de pagamentos não faria diferença “, afirma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.