Saiba o que é mais cobrado em provas de português para concursos

Confira como estudar para as provas dessa disciplina

Quer saber o que é mais cobrado em provas de português para concursos? Não importa para qual área e para qual nível você fará a prova de concurso, a Língua Portuguesa está presente na maior parte dos editais. Por isso, saiba o que é mais cobrado em provas de português para concursos.

Saiba mais sobre provas de concurso

Para quem é concurseiro, saber o que é mais cobrado em provas de português nos concursos públicos, é uma das etapas mais importantes. Aliás, até mesmo para dar um norte nos seus estudos.

Para quem gosta de fazer concurso público, saber exatamente o que vai cair numa prova é essencial para otimizar o tempo de estudo. Afinal de contas, o edital é a principal ferramenta que todo estudante deve ler, para saber quais serão as disciplinas cobradas.

Então, se você está à espera de um edital para prestar qualquer concurso público, saiba que a quantidade de conteúdos a estudar, são divididos pelas disciplinas. Por isso, utilize o documento como guia para estudos. Em suma, a Língua Portuguesa é bastante extensa.

Entretanto, saiba que há alguns temas que aparecem com mais frequência nos editais do que outros. Por exemplo, ortografia, acentuação e claro, as regras gramaticais.

Então, já de antemão, você já sabe o que é mais cobrado em português para concursos. Mas vale lembrar que esses assuntos são os que são mais prováveis de aparecer editais por sempre estarem dando as suas caras. E por isso, pode ocorrer de um deles não darem as caras em algum edital.

Sendo assim, acompanhe logo abaixo a relação de quais conteúdos mais aparecem nas provas de português para concurso. Assim, saberá como se preparar para a prova.

O que é mais cobrado nas provas de português para concurso?

Não importa para que nível você está realizando a prova, pois, sempre tem assuntos que caem nas provas de português nos concursos. Portanto, é extremamente importante que você demonstre seu conhecimento no idioma.

Diante disso, o conteúdo que é mais cobrado nas provas de português para concurso em todo o país, é a interpretação de texto. Aliás, esse é o assunto que mais cai em todas as provas, justamente por ser um assunto mais fácil. Mas da mesma forma, mesmo sendo um tema mais fácil, é capaz de eliminar muitos candidatos.

A propósito, este é um conteúdo que não cai apenas para quem presta concurso público. Na realidade, a interpretação de texto também está presente em outras provas, como os vestibulares e testes de aptidão para conseguir um emprego, por exemplo. Sendo assim, a dica é, se puder, olhar com mais atenção para essa área.

A estimativa é que mais de 25% das questões de provas de português de concursos envolvem interpretação textual. Em média, isso acaba gerando uma estimativa de uma a cada 4 perguntas.

Todavia, a prova de português para concursos é composta apenas de interpretação de texto. Dessa forma, outros assuntos, também muito importantes, são cobrados nas provas dessa disciplina.

Outros temas incluem: acentuação gráfica e crase, classe de palavras, coesão e coerência, concordância verbal e nominal, funções sintáticas, pontuação, regência verbal e nominal, além de semântica.

Desse modo, saiba que estas categorias são presentes nas provas de português para concursos. Assim, você verá com muita frequência, até mesmo nas provas anteriores. Portanto, para começar a rotina de estudos, fazer simulados é uma ótima estratégia para ficar por dentro do assunto.

Como se preparar para fazer a prova de português em um concurso?

Caso você esteja querendo prestar algum concurso, mas não sabe por onde começar, você deve aprender a se preparar para fazer a prova. Nessas horas, manter a calma é um ponto essencial, assim como se organizar.

Em primeiro lugar, tudo o que você precisa fazer é manter um cronograma de estudos bem organizado. Pois, isso te ajudará a saber melhor o que você vai estudar e o que já foi visto.

Sendo assim, algumas dicas práticas. Como foi dito no tópico anterior, fazer simulados é uma ótima estratégia para se acostumar com a prova de um concurso. Além disso, você pode cronometrar o tempo e saber em quais questões tem mais dificuldade em solucionar.

Outro ponto é encontrar um cômodo em que possa realizar seus estudos. Ter um ambiente silencioso e bem iluminado, te ajudará bastante na hora de aprender sobre os conteúdos da Língua Portuguesa.

Por fim, se já ocorreu a publicação do edital, a dica é ler todo o documento com bastante atenção. Principalmente na parte de conteúdos, assim, é mais fácil montar o seu cronograma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.