FMI: resumo para ENEM e vestibulares

Confira um resumo completo sobre o assunto

FMI: tudo que você precisa saber sobre o Fundo Monetário Internacional 

O FMI, Fundo Monetário Internacional, é uma das instituições econômicas mais importantes de todo o mundo.

O tema é abordado com certa frequência por questões de história, principalmente nos mais variados vestibulares do país.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o FMI. Confira!

FMI: definição 

O FMI é uma instituição organizada e parceira da ONU, Organização das Nações Unidas, que possui o objetivo de regulamentar a economia global enquanto facilitador do comércio internacional. Essa função foi pensada com o intuito de ajudar a reduzir a pobreza mundial e evitar grandes instabilidades econômicas.

O FMI possui a sua sede na cidade americana de Washington. Todo país membro é representado por um indivíduo, normalmente o ministro da Economia.

FMI: quando foi criado?

O FMI foi criado no ano de 1944 na conferência de Bretton Woods, no contexto pós-Segunda Guerra Mundial.

Essa conferência tinha como objetivo ajudar na reconstrução da economia mundial. Dessa maneira, os participantes tinham como objetivo criar uma organização internacional que pudesse ajudar na estabilização econômica mundial.

FMI: funções

Como mencionamos, no momento de sua criação, o FMI recebeu uma série de funções específicas. A primeira foi estabelecer um sistema monetário em que o valor da moeda nacional é definido para auxiliar os países na manutenção da sua estabilidade econômica. Para cumprir com essa função, foi determinado que o Fundo teria uma grande reserva monetária. Para a construção e manutenção dessa reserva, mais de cento e oitenta países membros depositariam dinheiro, especialmente em situações de risco.

O FMI ainda é responsável pela produção de análises econômicas internacionais e nacionais, pela criação de políticas de desenvolvimento e também pela instituição de diretrizes internacionais que possuem o objetivo de estabilizar a economia global.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.