4 dicas para gabaritar português em concursos

Confira como ter um bom desempenho nessa disciplina presente na maior parte dos concursos

O candidato que deseja gabaritar a disciplina de português em concursos, deve seguir algumas orientações importantes. Aliás, que vão além de simplesmente conhecer o conteúdo programático da prova.

Hoje em dia, existem muitas estratégias que elevam o nível de aprendizado do aluno. Desse modo, faz com que ele consiga alcançar melhores resultados diante uma prova de concurso.

Para conquistar a tão disputada aprovação em concurso público é necessário muito estudo. Por exemplo, algumas pessoas esperam anos para serem aprovadas na prova, enquanto outras obtém a aprovação rapidamente.

Isso acontece normalmente devido ao estilo de estudo escolhido. Por isso, hoje mostraremos 4 dicas essenciais para quem deseja gabaritar português em concursos. Então, continue com a gente até o final para conferir.

Por que gabaritar português em concursos?

É comum que os concorrentes façam provas para vagas em diversas áreas. Todavia, quanto mais foco direcionar para os seus estudos, mais altas são as chances de você passar em um concurso público.

Sendo assim, saiba que a prova de Língua Portuguesa equivale de 20% a 30% da nota geral das provas de concursos. Portanto, isso significa que essa disciplina pode aprová-lo ou desaprova-lo dependendo de seu desempenho.

Vale lembrar também que a disciplina da Língua Portuguesa está presente em todos os concursos. Então, seja para qualquer área escolhida, a primeira certeza que você terá é que o português estará presente.

Por isso, a dedicação nessa disciplina é essencial para garantir a aprovação do candidato.

Dicas para gabaritar português em concursos

Em primeiro lugar, organizar uma rotina de estudos é o primeiro passo para conseguir gabaritar português em concursos. No entanto, realizar essa tarefa pode ser um pouco complicado, afinal são muitos conteúdos para estudar em pouco tempo.

Por isso, vamos conferir a seguir algumas dicas exclusivas para ajudar você a ir bem nas provas e alcançar seus objetivos de forma simples e eficaz. Assim, continue com a gente para saber mais.

1.   Leitura para gabaritar português em concursos

A primeira dica para conseguir gabaritar português em concursos é fazer um bom uso da leitura. Afinal, um dos temas que mais reprova candidatos é o uso errado da ortografia, regras gramaticais e interpretação de texto.

Para resolver esse problema, é fundamental que o candidato desenvolva o hábito da leitura antes de começar a estudar para o concurso. Por exemplo, procure ler bastante revistas, livros, sites, notícias, etc.

Todavia, se puder, apenas tente evitar ler conteúdos de redes sociais e blogs. Pois, podem conter muitos erros gramaticais e ortográficos. Logo, isso não será bom para quem está pensando em gabaritar português.

2.   Uso da crase

Pode parecer muito estranho falarmos em crase quando estamos falando em gabaritar português em concursos, mas pode acreditar, esse simples acento ortográfico é capaz de eliminar o candidato.

Isso porque o uso da crase costuma ser muito cobrado nas provas de concurso. Portanto, mesmo que você já tenha conhecimento sobre esse conceito, é de suma importância fazer uma boa revisão de todos os casos em que a crase é utilizada.

3.   Marque as palavras-chave

Outra dica muito simples e eficiente é marcar as palavras-chave dos enunciados das questões para não cometer erros de interpretação do texto.

Você também pode empregar essa técnica ao estudar o material que será abordado na prova. Para isso, use várias cores de marcador de texto ou post-its para destacar as passagens mais significativas dos livros ou artigos que você leu. Além disso, é uma tática para ajudá-lo a lembrar de quaisquer detalhes que seriam facilmente esquecidos.

Aliás, essa dica é muito usada pelos concurseiros e costumam ter bastante aprovação em seus resultados. Então, para alcançar um melhor desempenho, procure ler o edital do seu concurso mais de uma vez.

Afinal de contas, é através dele que você vai descobrir quais serão os tópicos cobrados e quais conceitos poderá deixar de lado.

4.   Sequência correta

Os requisitos gerais para as questões de português do concurso público vão além da compreensão e interpretação do texto. Na verdade, foca principalmente em alguns detalhes gramaticais que excluem a maioria dos candidatos.

Sendo assim, a dica para conseguir um bom desempenho e gabaritar português em concursos é seguir a sequência correta das matérias, sendo:

Fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística. Desse modo, seguindo essa ordem de estudo, o seu raciocínio fluirá melhor. Pois, a compreensão de um tópico depende do domínio dos anteriores.

Agora que você já sabe como gabaritar português em concursos, é só seguir todas as dicas que apresentamos para obter um bom resultado final em sua prova. Boa sorte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.