Saiba como fazer decoração com parede viva em casa

Confira como deixar qualquer cômodo estiloso com esse tipo de decoração

Plantas dentro da residência são ótimas opções para decorar os ambientes. Além de dar um toque de natureza e simplicidade, auxilia no bem estar geral de quem está no local.

Atualmente, os jardins verticais fazem muito sucesso pela sua essência sofisticada, naturalista e ainda pelos seus inúmeros benefícios.

Pensando em adicionar um toque de estilo ao seu lar? Então, venha aprender a fazer decoração com parede viva na sua casa.

O que é uma decoração com parede viva?

Na verdade, este tipo de decoração não é algo tão novo. Essa modalidade de decoração já existe há muitas décadas. Aliás, ganhou muito espaço nas áreas urbanas e muito industrializadas.

Então, não é difícil ver muros com plantas ao andar pela cidade. Pois é uma tentativa de agregar estilo. Assim como também tem o intuito de trazer um pouco de natureza e ar puro em meio ao caos da selva de pedra.

É muito comum que essas paredes verdes sejam feitas com plantas do tipo trepadeira, que se prendem à superfície vertical. Entretanto, há outras alternativas que também são úteis para criar essa decoração.

Saiba como fazer decoração com parede viva em casa
Saiba como fazer decoração com parede viva em casa. Foto: Canva Pro

Benefícios de utilizar este estilo na sua casa

Além de trazer uma estética sensacional, a decoração desse estilo pode garantir muitos benefícios a você e aos outros moradores da residência.

Uma das grandes vantagens desse tipo de jardim é para os moradores dos grandes centros. Afinal de contas, as plantas garantem a renovação do ar, mesmo que em pequena escala. Desse modo, o ar pesado e poluído das cidades grandes pode ser um pouco menos danoso para você.

As paredes verdes também favorecem muito aos habitantes de cidades muito quentes. Uma vez já que as plantas promovem um tipo de controle térmico, pois, refrescam o ambiente.

Junto a isso, o local fica muito mais bonito e convidativo, agregando um estilo mais natural, fresco e animado.

Como fazer a decoração com parede viva?

Vamos começar o projeto de decoração com parede viva? Primeiro, escolha a parede ou muro que você pretende utilizar. E mãos à obra! Pois, saiba que existem alguns métodos que você pode utilizar para realizar isso, conheça alguns.

Paredes externas ou muros

Para a criação de uma parede viva em um muro, o processo é bem simples. Basta utilizar uma planta, do tipo trepadeira, para realizar o plantio na base desse muro. Com isso, deve-se cuidar das trepadeiras que irão crescer e se fixar sozinhas à parede.

As plantas mais recomendadas para esse fim são a unha de gato, hera, tumbérgias, falsa-vinha e jasmim dos poetas. Algumas dessas espécies produzem lindas flores. Enquanto, outras oferecem folhagens.

Paredes internas

Nos locais onde há piso ou não há como plantar trepadeiras direto ao chão, a solução é criar um jardim vertical com vasos ou cachepôs.

Esse estilo também fica lindo com o uso de estruturas de madeira e pode ser fácil e barato de montar se usar pallets.

Além disso, você pode usar vários vasos individuais ou ainda modelos compridos com duas ou três plantas em cada. Portanto, fica ainda mais interessante se o ângulo dos vasos forem inclinados, pois criará um efeito cascata.

É possível realizar a fixação dos vasos sobre um painel de madeira. Ou ainda apenas encaixar os itens em locais já destinados a isso, em uma estrutura pré montada. Fixar os vasos direto à parede também é possível, mas é recomendável usar vasos resistentes e compridos.

Lembre-se de verificar se todas as plantas da sua parede viva resistem às mesmas condições. Aliás, evite colocar espécie com necessidades muito diferentes, juntas.

Como dito anteriormente, as plantas utilizadas nesse método também podem ser do tipo trepadeiras. Assim, ao longo do tempo criarão um aspecto mais uniforme para o jardim vertical.

Outras plantas recomendadas são: samambaias, dracenas, barba de serpente, ipoméia, lágrima-de-cristo, entre outras.

Não se esqueça que a rega e a poda regular irão auxiliar no crescimento da parede verde. Além disso, alguns adubos podem ajudar no processo.

Hortas verticais

Outra ideia interessante para usar a decoração com parede viva é criar uma horta vertical. O método seguido é o mesmo para os jardins verticais. A diferença é que no lugar de plantas ornamentais se cultivam plantas como hortaliças e temperos para comida.

Além de ficar um charme, já garante alguns alimentos frescos, bem na porta de sua casa. Por que você não inicia hoje mesmo um grandioso projeto para decoração com parede viva na sua casa? Assim, garanta um charme único no seu lar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.