5 dicas para construir um jardim vertical em casa

Aprenda como fazer seu próprio jardim vertical

Você já pensou em ter um jardim vertical em casa? Se você sempre quis ter um desses, mas acha que é muito difícil, saiba que isso não é verdade! Afinal, com o planejamento correto, dá para executar qualquer coisa! Pensando nisso, hoje trouxemos para você 5 dicas para construir um jardim vertical em casa. Quer saber como fazer isso? É só ler até o final para descobrir!

5 dicas para construir um jardim vertical em casa -- Reprodução Canva
5 dicas para construir um jardim vertical em casa — Reprodução Canva

Confira 5 dicas para construir um jardim vertical em casa:

Construir um jardim vertical em casa é uma excelente forma de decorar o local, trazendo vida e cor a ele, além de integrar os ambientes com muito estilo. Sem contar que as plantas melhoram a qualidade do ar e, se você souber escolher as espécies, elas purificam o ar de gases poluentes e devolvem oxigênio limpo para o ambiente.

Então, além de melhorar a estética, um jardim vertical melhora a sua saúde e a da sua família! Sendo assim, saber como construir um jardim vertical em casa, é algo que só traz vantagens.

E nós vamos te dar 5 dicas de como fazer isso para ajudar você a colocar essa ideia em prática nos tópicos seguintes!

1. Escolha a parede:

O primeiro passo para construir um jardim vertical em casa, é escolher onde você irá colocá-lo. Afinal, é preciso ter uma boa sustentação para manter o jardim em pé.

Então, escolha uma parede que tenha uma boa estrutura e avalie se não há a passagem de tubulação de água e esgoto por ela, além de observar onde a fiação elétrica fica antes de perfurar essa parede.

É preciso também, que haja iluminação e ventilação adequadas para as plantas, pois temos que lembrar que elas são seres vivos e que necessitam de várias condições para sobreviver.

2. Pense na logística:

Além do local adequado, onde pegue a quantidade correta de luz solar, as plantas precisam receber água e adubação. E isso faz uma certa sujeira! 

Portanto, certifique-se de que haja uma forma de escoar a água do excesso das regas e que não tenha tapetes ou outras superfícies que possam se sujar ou molhar facilmente por perto do seu jardim vertical.

3. Planeje os gastos:

Como vimos, para construir um jardim vertical em casa, é preciso haver uma estrutura eficiente e prática para que tudo funcione corretamente. E isso demanda investimento, pois tudo custa dinheiro. 

Então, faça as contas de quanto você irá gastar por mês com o seu jardim vertical, com adubo, pesticidas, reposição de plantas e etc. Aliás, estipule uma margem de gastos para caso seja preciso contratar o serviço de profissionais em algum momento.

Afinal, as plantas podem crescer em demasia e pode ser que você não consiga deixar o jardim vertical esteticamente controlado, principalmente se você mora em apartamento. Sem contar que alguns ataques de pragas também só podem ser contidos por uma dedetizadora especializada.

Sendo assim, esteja sempre preparado para ter que arcar com algum gasto dessa natureza.

4. Escolha as espécies:

Uma das coisas principais a serem levadas em consideração antes de construir um jardim vertical em casa, é a escolha das espécies de plantas que o irão compor.

Afinal de contas, não são todas as plantas que se adaptam aos ambientes internos e, ainda, é preciso escolher aquelas que formarão um arranjo bonito.

Desse modo, escolha plantas cujas condições ideais de cultivo correspondam às oferecidas pelo local que você tem disponível para construir um jardim vertical em casa. Algumas sugestões de plantas que são ótimas para compor jardins verticais, tanto pela beleza quanto pelo modo de cultivo:

  • Jibóia;
  • Barba de serpente;
  • Peperômias;
  • Colar de pérolas;
  • Aspargo rabo de gato;
  • Lambari roxo;
  • Antúrio;
  • Véu de noiva;
  • Liríope;
  • Flor batom e etc.

5. Pense nos cuidados:

Para ter um jardim vertical em casa, é preciso lembrar que essas plantinhas irão precisar de cuidados, como regas, podas, adubação e etc. E, mesmo que você contrate uma empresa de paisagismo, muita coisa irá ficar por sua conta!

Então, certifique-se de ter um tempo disponível para fazer a manutenção do seu jardim vertical, para checar a saúde das plantas, a integridade dos vasos e da parede e etc. Afinal, o intuito de construir um jardim vertical em casa é agregar beleza ao ambiente e nenhuma planta fica bonita se não estiver sob as condições ideais.

Agora que você já conhece essas 5 dicas para construir um jardim vertical em casa, arregace as mangas e comece a planejar o seu agora mesmo! Nada melhor do que ter plantinhas e um pouco da natureza sempre ao seu redor!

Mude o seu ambiente e aproveite!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.