Saiba Como Ensinar Bons Hábitos Financeiros às Crianças

Crianças e os hábitos financeiros 

Criar um hábito da poupança é um desafio para muitas pessoas. Por isso, pode ser difícil repassar a importância do planejamento financeiro para as crianças.

 Muitos responsáveis que convivem com uma criança querem ensiná-la a lidar com o dinheiro. Pois, não desejam que as crianças passem por situações difíceis na vida adulta por ausência desse aprendizado.

No entanto, esse repasse pode ser um pouco complexo. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a direcionar os hábitos financeiros e de consumo das crianças para que elas atinjam seus objetivos de vida. Todavia, é importante adaptar as dicas à idade da criança, como também à situação econômica da família e aos valores que você deseja inserir em todos os repasses que são feitos aos pequenos.

Ser um exemplo não é uma escolha sua 

 Primeiramente, você é um exemplo. A criança entende o adulto de confiança dela como uma pessoa certa em tudo o que faz. 

Por isso, se você deseja que uma criança tenha hábitos financeiros saudáveis, deve demonstrar essa importância dentro da sua rotina. Sendo assim, não compre produtos excessivamente, não desperdice comida, não jogue fora coisas que estão em bom estado. Ensine a importância de valorizar a aquisição que foi feita. 

Esses exemplos são maneiras de demonstrar à criança o que é importante. Assim, ela já entende desde pequena o que é importante e o que é supérfluo.

Estimule a doação

Ensinar as crianças a importância de lidar positivamente com o dinheiro também implica em repassar outros valores. Por isso, ensine a criança a importância de doar algo que está em bom estado de conservação, porém, não tem mais utilidade para ela. Dessa forma, ela pode desocupar lugar para adquirir algo novo. 

Além de ensiná-la a ajudar o próximo, você também estará ensinando essa criança a importância de não acumular objetos. Isso pode impactar muito em seus hábitos de consumo, conforme ela cresce. Por isso, para que ela ganhe um brinquedo novo, estimule-a a doar o anterior.

No entanto, explique à ela o destino desse brinquedo, se uma creche, instituição, hospital etc. Ela precisa entender que está fazendo o bem para que se sinta recompensada por isso através dos sentimentos, e não veja apenas dinheiro como recompensa na vida.

 Dê um cofrinho para a criança 

Estimule a criança a guardar moedas dentro de um cofrinho. Dessa forma, ela se sentirá útil ao buscar pelos seus próprios objetivos. Além disso, não recompense bons comportamentos. Esses são valores que você deve repassar à criança. Ela deve entender que se cuidar e fazer o bem a si mesma é importante.

Por isso, não bonifique ações como tomar banho, escovar os dentes, fazer lição de casa.  Ela precisa entender a importância dos bons hábitos em todas as áreas da sua vida, sendo as finanças uma dessas áreas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.