Saiba como ANTECIPAR a aposentadoria do INSS

Antecipar a aposentadoria é possível para alguns contribuintes devido a aprovação de PL

ANTECIPAR a aposentadoria do INSS é uma preocupação crescente para muitos brasileiros, especialmente devido às mudanças nas regras e à fila de espera extensa para a previsão de benefícios.

No entanto, mesmo com todas essas dificuldades, é possível sim receber esse benefício de maneira antecipada.

Assim sendo, para que você saiba como fazer isso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

Saiba mais sobre a aposentadoria do INSS

Primeiramente, antes de saber como ANTECIPAR a aposentadoria do INSS, é importante entender mais sobre esse benefício.

Sendo assim, a aposentadoria é um direito adquirido por trabalhadores brasileiros após uma longa carreira de contribuição para o sistema previdenciário. O objetivo é proporcionar uma renda mensal estável durante a aposentadoria, permitindo que os trabalhadores desfrutem de um período de descanso e lazer com segurança financeira.

Confira os diferentes tipos de aposentadoria

Além disso, antes de pensar em solicitar a antecipação do benefício em questão, também é necessário entender os diferentes tipos de aposentadoria que o INSS oferece a seus contribuintes.

Desse modo, confira abaixo alguns dos principais:

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade destina-se a trabalhadores urbanos com idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com pelo menos 15 anos de contribuição.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Já a aposentadoria por tempo de contribuição, volta-se para trabalhadores urbanos que contribuíram por 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres). Desde que tenham começado as contribuições antes da implementação das regras da última reforma da Previdência de 2019.

Aposentadoria por idade rural

Para trabalhadores rurais com idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, com pelo menos 15 anos de contribuição, o INSS oferece a aposentadoria por idade rural.

Aposentadoria por invalidez

Ademais, a aposentadoria por invalidez destina-se aos trabalhadores permanentemente incapacitados para o trabalho devido a doença ou acidente.

Aposentadoria especial

Por fim, o INSS proporciona a aposentadoria especial para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou integridade física, como ruído excessivo e produtos químicos.

Como ANTECIPAR a aposentadoria do INSS?

Muitos não sabem, mas existe uma alternativa para antecipar a aposentadoria. Isso porque, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 245/2019, que regulamenta a aposentadoria especial, prevê que existem casos em que é permitida a solicitação da antecipação do benefício.

Bem como visto, este benefício destina-se a segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) expostos a agentes nocivos à saúde ou riscos ocupacionais. No entanto, os segurados elegíveis deverão comprovar a exposição a agentes nocivos ou riscos ocupacionais subjacentes à profissão.

Eliminação do sistema de pontos

Além disso, vale ressaltar que uma das mudanças mais importantes é a eliminação do sistema de pontos para a retirada especial. No entanto, as regras de idade mínima ainda se aplicam, com 3 opções:

  • 55 anos de idade, com 15 anos de exposição aos agentes contratados ou riscos;
  • 58 anos de idade, com 20 anos de exposição e;
  • 60 anos de idade, com 25 anos de exposição.

Quem pode solicitar a antecipação da aposentadoria pelo INSS?

A antecipação da aposentadoria pelo INSS direciona-se a trabalhadores que exercem atividades expostas a perigos ou agentes insalubres à saúde.

Assim sendo, o INSS considera diversas profissões, como atividades especiais, tais como:

  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Aeronáutica;
  • Bombeiros;
  • Mineração, entre outros.

Como solicitar a antecipação da aposentadoria do INSS?

Para solicitar a antecipação da aposentadoria do INSS, é fundamental compreender o processo e a documentação necessária.

Dessa maneira, veja abaixo o passo a passo de como fazer a solicitação:

Reúna seus documentos

Primeiramente, comece organizando todos os documentos relevantes, incluindo:

  • Identificação pessoal;
  • Histórico de trabalho;
  • Comprovantes de contribuição previdenciária e outros documentos que comprovem sua elegibilidade.

Verifique seu tempo de contribuição

Ademais, também é necessário certificar-se de que você atende aos requisitos de tempo de contribuição e exposição aos agentes nocivos ou riscos ocupacionais para a antecipação da aposentadoria por periculosidade.

Acesse o portal do INSS

Então, é preciso acessar o portal do INSS para iniciar sua solicitação online. Você deve ter todas as informações e documentos necessários antes de começar.

Assim sendo, preencha o formulário de pedido com precisão e inclua todas as informações relevantes.

Além disso, não se esqueça de fazer upload de todos os documentos necessários de acordo com as instruções do sistema.

Acompanhe sua solicitação

Finalmente, após o envio da solicitação, você poderá acompanhar o andamento do processo online e verificar o status da análise.

Agora que você já sabe como ANTECIPAR a aposentadoria do INSS, siga as orientações para receber seu benefício mais cedo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.