Rio Grande do Sul sanciona o seu próprio Auxílio Emergencial Estadual

Agora o Rio Grande do Sul já tem um Auxílio para chamar de seu. Os trabalhadores ainda não podem pegar o dinheiro, mas o Governador do estado, Eduardo Leite (PSDB) já sancionou o projeto nesta segunda-feira (12). Agora, o texto vai para as análises finais.

Mesmo com a sanção desse programa, a verdade é que pouco se sabe sobre essa ideia ainda. De público mesmo, há a informação de que o Governo local vai gastar cerca de R$ 107 milhões com esses pagamentos. Leite disse que quer fazer os primeiros pagamentos em no máximo 30 dias.

Mas ele disse isso ainda na última semana. Então significa afirmar que o prazo já passou mais um pouco e hoje falta menos para o primeiro pagamento. No caso do Rio Grande do Sul, esses pagamentos irão atingir alguns grupos trabalhistas específicos.

O primeiro deles é o setor de alimentação. Entram aqui, por exemplo, os restaurantes, os bares e até as empresas de marmitas. Eles terão total prioridade justamente porque esse setor de alimentação costuma sofrer mais com os fechamentos nesta pandemia do novo coronavírus.

Mas eles não serão os únicos. O Governo também vai pagar esse Auxílio para as pessoas que trabalham no setor de eventos. Essa, aliás, é outra área que costuma sofrer muito quando os fechamentos acontecem. Hoje, o Rio Grande do Sul, assim como a maioria dos outros estados, proíbe a realização de eventos justamente por causa da pandemia.

Auxílio do Rio Grande do Sul

No momento da sanção, o Governador do Rio Grande do Sul estava em seu gabinete e transmitiu tudo através de uma live em suas redes sociais. No seu discurso, ele agradeceu muito aos deputados que ajudaram a aprovar esse projeto que tem autoria do próprio Governo do Estado.

“Nossos deputados estaduais formaram maioria para que fizéssemos reformas profundas no RS. Aprovaram pautas de temas antipáticos, que incluem as reformas da previdência e da carreira do serviço público, além de privatizações, para que reduzíssemos o custo da máquina pública”, disse Leite.

“E é por isso que conseguimos, neste ano, um ano de pandemia, no qual o Estado está sendo sobre demandado, abrir mão de receita”, comemorou o Governador. Nas redes sociais, as pessoas se dividiram entre apoiar e criticar o Governador do Estado.

Governadores

O Auxílio que os governadores estão dando já é motivo de polêmica em Brasília. É que recentemente, o Presidente Jair Bolsonaro disse que era contrário ao pagamento dos auxílios estaduais. De acordo com Bolsonaro, esses auxílios poderiam criar cidadãos dependentes do estado.

Mas algumas semanas depois, o próprio Presidente ironizou os governadores que estavam pedindo para que o Governo Federal subisse o valor do Auxílio para R$ 600. Bolsonaro disse que os Governadores que quisessem pagar esse valor deviriam eles mesmos subir o valor dos estados.

De acordo com as informações oficiais, o Governo Federal já começou a pagar as primeiras parcelas do Auxílio para os informais. Segundo a Caixa Econômica Federal, os informais que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março já podem movimentar esse dinheiro no aplicativo do Caixa Tem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.