Inexperiente ou em Transição de Carreira? – Elabore Seu Currículo Para Estágio

Veja como elaborar seu currículo para estágio 

A elaboração de um currículo profissional pode gerar dúvidas nos candidatos, no entanto, pode ser um desafio fazer um currículo voltado para uma vaga de estágio. O mercado de trabalho tem acompanhado as mudanças inerentes a era digital. Por isso, muitas pessoas buscam estágio em uma área, tendo experiências profissionais em outras.

Mesmo quem não possui experiência profissional alguma e precisa de elaborar um currículo eficiente, pode elaborar um currículo dinâmico e atual fazendo  algumas observações diferenciadas. Por isso, veja algumas dicas para que possa elaborar um currículo voltado para estágio.

Dados pessoais

Comece a elaboração do seu currículo pelas informações pessoais de forma sucinta. Verifique se os meios de contato estão atualizados, como e-mail e telefone. Não insira documentos como RG e CPF.

Objetivo profissional 

O objetivo profissional é muito importante para o estágio. Principalmente, se for uma pessoa que já possui uma determinada experiência  e está mudando para uma área correlata.  Por isso, pode colocar seu objetivo como “atuar na área X” ou “ingressar na área X”. 

Histórico acadêmico 

A vida acadêmica é muito importante dentro de um currículo voltado para o estágio. Por isso, na descrição de sua formação acadêmica, descreva os seus cursos, ano de conclusão ou previsão.

Destaque os principais aprendizados. Caso possua mais de uma formação, coloque-as em ordem de atualização. Sempre comece pela mais recente para a mais antiga.

 Idiomas

Os idiomas são relevantes quando você possui algum nível de conhecimento. Por isso, insira essa informação dentro da realidade, coloque o nível que possui e informe sua certificação. 

Cursos extras

Cursos extras são relevantes, pois demonstram seu interesse por atividades que podem não ser exatamente relacionadas a sua área de estudo. Porém, refletem sua facilidade e interesse por aprender coisas novas.

Resumo 

 Vale fazer um resumo sobre seus objetivos, caso não possua experiência, pode colocar projetos sociais, responsabilidades, conquistas, planos para o futuro, intercâmbios etc. Todavia, se você já possui alguma experiência profissional e está mudando de área, pode ser interessante realizar um resumo sobre suas experiências, direcionando seu aprendizado para suas competências e habilidades.

Já que a tarefa anterior, no caso, não seria interessante para empresa. Mas pode dizer o que aprendeu com suas experiências. Por exemplo, desenvolver a liderança, trabalho de equipe, implementações etc. Depois, insira de forma sucinta, suas experiências. Verifique neste link alguns modelos de currículos prontos que podem ser adaptados ao seu objetivo.

Dessa forma, poderá direcionar o seu currículo assertivamente no mercado. Assim sendo, poderá alcançar um estágio. Seja um estudante que não possui experiência profissional ou um profissional em transição de carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.