Revolução de Avis: esse tema pode ser cobrado na sua prova

Confira um resumo sobre o tema

Revolução de Avis: assunto de história geral muito cobrado em provas

O termo “Revolução de Avis” é usado para definir uma sucessão de eventos que aconteceu em Portugal no século XIV.

O tema é cobrado com grande frequência por perguntas de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje preparou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Revolução de Avis.

Revolução de Avis: definição

A Revolução de Avis foi um conflito protagonizado pela Dinastia de Avis em Portugal que começou em 1383 e acabou em1385.

Revolução de Avis: contexto

Durante a Guerra de Reconquista, o rei de León, um dos reinos espanhóis, Afonso VI, pediu ajuda para os nobres franceses na luta contra os islâmicos. Um desses nobres era Henrique de Borgonha. Porém, para que Henrique participasse dos conflitos, Afonso lhe havia prometido uma recompensa. Ao final da guerra, Henrique de Borgonha recebe o território do Condado Portucale (futuro Portugal).

O filho de Henrique proclama a independência do Condado Portucale em relação ao reino de León, no ano de 1139, consolidando a formação do Estado Nacional Português. Assim, a dinastia Borgonha irá governar Portugal até o século 1383, quando começa a Revolução de Avis.

Revolução de Avis: antecedentes

No ano de 1383, Beatriz de Borgonha era casada com um nobre de Castela. Porém, D. Juan, seu marido, irá reivindicar o trono de Portugal para si mesmo, o que gerará conflitos com burgueses que se beneficiavam da situação independente.

A partir desse momento surgem dois grupos: a nobreza, que apoiava a união com Castela, e a burguesia, que era contra a união.

Para manifestar a sua indignação, o segundo grupo irá apoiar o meio-irmão do pai de Beatriz: João, conhecido como “Mestre de Avis”. Essa atitude irá incomodar D. Juan, gerando um confronto: a batalha de Aljubarrota.

Revolução de Avis: Batalha de Aljubarrota

Na famosa Batalha de Aljubarrota, as tropas de D. João I, com apoio dos ingleses e da burguesia lutaram contra as tropas de D. Juan I, rei de Castela.

A batalha gerou consequências fundamenta : os portugueses vencem e, com isso, D. João I é reconhecido como rei de Portugal e Algarves. Dessa forma, a dinastia de Avis consolidou o seu poder e a sua posse do trono português, consolidando a independência de Portugal em relação ao de Castela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.