G20: esse assunto pode ser cobrado por questões de geografia

Confira!

G20: um resumo sobre esse tópico de geografia

O termo “G20” é uma sigla usada para a denominação de um grupo formado pelos 20 países mais influentes e desenvolvidos do mundo.

O tema é cobrado com grande frequência por perguntas de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje preparou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre o G20.

G20: definição 

O G20 é um grupo de países que foi criado no ano de 1999 e é formado pelos 20 países que possuem as economias mais desenvolvidas do mundo. Os membros do G20 produzem aproximadamente 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial e dois terços da população do mundo.

O grupo foi criado devido às sucessivas crises financeiros ocorridas nos anos 90.

G20: participantes

O G20 possui 20 membros. São eles: Alemanha, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil, China, Canadá, Argentina, Coreia do Sul, Austrália, França, Estados Unidos, Japão, Itália, Indonésia, Índia, Rússia, Turquia, México, Reino Unido e União Europeia.

G20: características do grupo

Na primeira reunião de 1999, decidiu-se que o grupo sempre discutiria alguns assuntos específicos em suas reuniões, como: o combate ao crime organizado e ao terrorismo, a imigração, medidas para acelerar o desenvolvimento econômico global e o meio ambiente.

O grupo se reúne todos os anos para discutir e tomar decisões. Cada encontro é realizado em uma cidade do mundo.

G20: objetivos

O G20 foi criado com objetivos específicos, como favorecer as negociações econômicas entre os membros do grupo.

Ainda, os membros também queriam promover debates sobre políticas globais sobre como realizar o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável. Os membros usam, por fim, as reuniões para discutir as regras que serão adotadas para flexibilizar o mercado de trabalho e para criar mecanismos de regulamentação do comércio mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.