Resumo de história: tudo sobre o Périplo Africano

Um resumo completo

Périplo Africano: esse tema pode ser cobrado em questões de história

O termo “Périplo Africano” é usado para dominar as viagens feitas pelos navegadores portugueses no século XV.

Esse assunto podem ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Périplo Africano. Vamos conferir!

O que é o Périplo Africano?

Como mencionado, “Périplo Africano” é um termo usado para denominar viagens realizadas pelos lusitanos no século XV recebe. As expedições começaram no Mar Mediterrâneo e se expandiriam para a costa do continente africano.

A expansão para a costa da África aconteceu porque os portugueses buscavam um caminho alternativo para as Índias com o objetivo de comprar especiarias e demais produtos.

Principais aspectos do Périplo Africano

Os navegadores de Portugal que atuaram no Périplo foram Bartolomeu Dias, Vasco da Gama,  Diogo Cão e Gil Eanes.

Os portugueses guiavam expedições que contornavam a costa africana e, ao chegar nos locais, criavam entrepostos comerciais, denominados de feitorias, e construíram fortes. É válido ressaltar que, nesse período, os portugueses ainda não desejavam colonizar o continente, queriam apenas tomar posse de algumas terras e comercializar produtos com as tribos africanas.

Cabo do Bojador

Um dos temores no início das expedições era se afastar muito da costa do continente africano. O Cabo do Bojador representava um limite muito complicado de ser ultrapassado, uma vez que era necessário se afastar da costa.

A expedição de Gil Eanes, em 1434, conseguiu superar o Bojador e encontrar a costa do continente novamente. Depois disso, todos os navegadores continuaram a superar esse limite e o comércio se intensificou ainda mais

Cabo da Boa Esperança

O chamado Cabo das Tormentas, no sul da África, era um obstáculo para os navegadores portugueses.

Bartolomeu Dias foi o navegador a cruzar o Cabo, no ano de 1488. Devido às fortes tempestades que foram enfrentadas no local, o português nomeou a região de Cabo das Tormentas.

O Cabo seria novamente renomeado após a expedição liderada por Vasco da Gama, em 1497. O navegador conseguiria atravessar o Cabo sem maiores problemas e chegaria às Índias, na cidade de Calicute. Com Vasco, o Cabo passa a ser chamado de Cabo da Boa Esperança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.