Restituição do Imposto de Renda: Entenda Como Funciona

O que é a restituição do Imposto de Renda? 

A restituição do Imposto de Renda é o valor que você recebe de volta pelo imposto que pagou “a mais” ao longo do ano anterior. Ou seja, é o valor retido na fonte referente a seus ganhos tributáveis, que após a sua declaração é analisado se essa retenção é devida ou não. 

Por isso, ao realizar a sua declaração, a Receita Federal identifica o valor com o qual você contribuiu a mais do que deveria. Sendo assim, esse excedente é devolvido ao contribuinte.

Prestação de contas ao governo 

A declaração do seu imposto de renda serve para que você preste contas ao governo. Ao analisar você pode restituir o imposto de renda, bem como pagar mais imposto. Ou ainda, você nem receber nem pagar a mais. 

Sendo assim, a Receita Federal analisa as deduções em fontes de renda, como os descontos no pagamento de férias e no salário mensal.

Os valores variam de acordo com os gastos de cada contribuinte 

Tem direito a restituição maior o contribuinte quem tem muitas deduções, como gastos médicos, dependentes, e despesas referentes à educação. Uma vez que a restituição ocorre de acordo com os impostos que incidem sobre esses custos. 

Por isso, o valor da restituição varia entre os contribuintes, sendo assim, não há um padrão de valores de restituição.     

Como eu pago a devolução à Receita Federal?

Por outro lado, se o governo achar que o contribuinte pagou menos impostos que deveria, além de não receber a restituição, a Receita Federal pode receber a diferença. Essa diferença é paga ao emitir a declaração do imposto, pois é gerada uma guia para o pagamento ao final da emissão. 

Dessa forma, ocorre um equilíbrio no pagamento dos impostos que deixaram de ser pagos, bem como, nos que foram retidos ao longo do ano anterior.

Confira o calendário da restituição do imposto de renda 2021

Número do lote e data de pagamento

1º lote  – 31 de maio

2º lote –  30 de junho

3º lote – 30 de julho

4º lote31 de agosto

5º lote30 de setembro

Quanto antes o contribuinte realizar a declaração, mais cedo ele recebe. 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal libera a consulta de cada lote uma semana antes do pagamento, assim você poderá saber se irá receber em determinada data. Para realizar essa consulta acessar o portal da Receita Federal. 

Dessa forma, basta digitar o CPF e a sua data de nascimento para visualizar o status do pagamento. Além disso, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.