Artes na prova da UEL: descubra quais são os tópicos mais cobrados

Artes na prova da UEL: aquilo que mais cai 

Se você deseja se inscrever no vestibular da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, você provavelmente sabe que esta instituição possui cerca de 50 anos de tradição, mais de 17 mil alunos e cerca de 53 cursos de graduação, não é?

Todos esses motivos fazem com que o vestibular que permite a entrada dos alunos à essa universidade seja difícil e muito competitivo. 

Para garantir a sua vaga, você deve estudar muito e se manter informado sobre a estrutura da prova. Porém, muitos estudantes não sabem que o vestibular da UEL é conhecido por possuir uma difícil prova de Artes, que faz parte das questões agrupadas em “conhecimentos gerais”.

Artes na prova da UEL: como cai?

Normalmente, o vestibular é realizado em duas etapas. Este ano, porém, a prova foi realizada em uma única prova, que possuía 50 questões objetivas e uma redação. 

Ainda não temos quanto ao formato da prova da próxima edição, mas é provável que o vestibular seja realizado no formato tradicional, contendo dois dias. Assim, questões sobre artes poderão estar presentes tanto na primeira como na segunda fase, dependendo do curso escolhido pelo candidato.

Geralmente, o vestibular na UEL é feito em duas etapas, em datas diferentes. Excepcionalmente, este ano, será feito em apenas uma vez, em etapa única.

Todavia, tanto em um formato como no outro, as questões de artes estarão presentes. Assim vamos, a seguir, descobrir quais são os assuntos mais cobrados dentro dessa disciplina.

Artes na prova da UEL: tópicos cobrados com maior frequência 

A prova de artes da UEL é muito focada em arte moderna e arte contemporânea: esses dois períodos da história da arte são, sem dúvidas, os mais cobrados pelo vestibular. Dentro da arte moderna, movimento que se inicia no século XIX e termina no século XX, a prova costuma destacar o rompimento dos padrões da academia, a Semana de Arte Moderna de 1922 e as vanguardas europeias do século XX, como o expressionismo, o cubismo, o dadaísmo, o surrealismo e o futurismo.

Dentro da arte contemporânea, movimento que surgiu na segunda metade do século XIX, a prova da UEL costuma destacar o movimento Pop Art, bem como expressões artísticas que ocorrem até os dias de hoje, como as instalações e as performances. Ainda, a presença da cultura indígena e da cultura africana em alguns movimentos contemporâneos, como o afrofuturismo, é também abordada pela prova.

O próximo assunto no ranking de tópicos de artes mais cobrados é a arte medieval, como o pré-renascimento e o renascimento. Ainda, espera-se que o aluno saiba compreender a presença da arte nas mais diversas expressões artísticas, como as tradições populares, o teatro, a dança e a música. 

Lembre-se que a prova de artes da UEL espera que o candidato saiba aplicar os conceitos da história da arte em determinado contexto, bem como reconhecer transições e mudanças de estilos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.