Restituição do Imposto de Renda 2022: saiba mais sobre o pagamento dos que enviaram declarações retificadoras

Se você se enquadra nesse caso, veja como fica o pagamento

A Receita Federal começou a pagar a segunda parcela da restituição do Imposto de Renda 2022 na última quinta-feira. O prazo de entrega foi no último dia de maio e o número total de declarações de IRPF de 2022 foi de 36.322.912 para o ano-calendário de 2021. Entenda melhor como serão os pagamentos na matéria do Notícias Concursos deste sábado (25).

Passado o prazo, quem enviou a declaração errada ou deixou de inserir determinada informação teve que corrigir com os dados corretos. Mas, nesse caso, como fica a restituição do Imposto de Renda 2022?

Então, leia: Já conferiu o calendário de benefícios do INSS? Pagamentos começaram ontem (24)

Como serão os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2022?

Restituição do Imposto de Renda 2022: saiba mais sobre o pagamento dos que enviaram declarações retificadoras
Restituição do Imposto de Renda 2022: saiba mais sobre o pagamento dos que enviaram declarações retificadoras – Canva Pro

Os contribuintes que apresentarem antecipadamente, se elegíveis, ficaram mais propensos a receber um reembolso na primeira parcela. No entanto, como a declaração de retificação substitui totalmente a declaração enviada anteriormente, o que foi enviado por último será válido para o pagamento da restituição.

Portanto, os contribuintes com direito ao pagamento após o envio da retificadora diferirão o recebimento com base na data de apresentação da nova declaração. Dessa forma, esta nova data será considerada pela Receita Federal.

A Receita Federal pagou sua primeira restituição do Imposto de Renda em 31 de maio. A segunda parcela será paga em 30 de junho. Confira a programação completa para os cinco lotes:

  • Primeiro lote – 31 de maio;
  • Segundo lote – 30 de junho;
  • Terceiro lote – 29 de julho;
  • Quarto lote – 31 de agosto;
  • Quinto lote – 30 de setembro.

Portanto, confira: Auxílio Gás todo mês? Pagamento do benefício pode deixar de ser bimestral; entenda

Saiba como consultar os reembolsos do IR 2022

As consultas de restituição podem ser feitas pela página da Receita Federal ou pelo aplicativo, disponível para download no Google Play, bem como na App Store. Como sempre, esse valor se aplica aos contribuintes com prioridade legal. Eles são:

  • Contribuintes maiores de 80 anos;
  • Entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com qualquer deficiência mental, física ou doença grave.

Após isso, a ordem da restituição do Imposto de Renda 2022 será de acordo com a data de entrega da declaração. Dessa forma, sempre se levará em consideração a data mais recente, caso seja enviada uma declaração retificadora.

Portanto, veja: Revisão do FGTS: alguns cidadãos podem receber até R$ 10 mil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.