Reprovei na escola, o que posso fazer? Como lidar com isso?

Reprovei na escola! E agora? O que posso fazer? Como lidar com essa situação?

Esses questionamentos têm feito parte dos seus pensamentos? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim.

Pois nele trouxemos algumas reflexões importantes que podem servir de alicerce para que você lide com essa situação de uma maneira mais leve e equilibrada. Estamos com você! Acompanhe a gente. 😉

Reprovei na escola, o que posso fazer? Como lidar com isso?

Reprovei na escola e não sei o que fazer… Essa frase se tornou corriqueira em sua vida? Primeiramente, sentimos muito pela situação que você está vivendo. Sabemos que não é a coisa mais simples do mundo, e que as sensações provocadas por isso é algo que foge um pouco do nosso controle.

Entretanto, algumas reflexões podem ser válidas nessa fase ruim. Para tanto, veja cada uma delas:

1- Dê um tempo para si mesmo viver a sua perda

Você não precisa parecer a pessoa mais forte do mundo nesse momento. Se está doendo e causando uma frustração muito forte, dê um tempo para viver o que você sente. Tudo bem chorar, lamentar e sentir culpa nesse momento – faz parte.

Quanto mais atenção você der às suas emoções, e falar sobre elas, melhor será o restabelecimento do seu equilíbrio emocional. Não se prive disso. Viva o seu luto e gaste-o com palavras.

2- Faça uma autoanálise e entenda o que ocorreu

Depois que você sentir que as emoções estão um pouco mais tranquilizadas, faça uma autoanálise para compreender o que pode ter acontecido. Respire fundo e comece a pensar sobre os pequenos tropeços que, somados, resultaram em uma repetência.

São questões relacionadas ao comportamento? À forma de estudar? À dificuldades? Avalie e saiba reconhecer o que deve ser melhorado.

3- Trace metas de aperfeiçoamento

Depois que concluir a sua autoanálise, comece a traçar as suas novas metas de aperfeiçoamento. Pense como você pode melhorar diversos pontos que você reconheceu como falhos e crie passos para isso. Lembre-se de que os prazos também são importantes aqui.

4- Veja a situação como uma oportunidade de crescimento

Em um primeiro momento pode parecer difícil enxergar a situação como uma oportunidade de crescimento. Afinal, quando nos perguntamos “Reprovei na escola, o que posso fazer?”, a última coisa que queremos ouvir é uma frase de efeito que diga que “vamos aprender muito com isso”.

Só que cedo ou tarde nos daremos conta de que isso é verdade. Aprendemos que tudo depende de nós; aprendemos que nossos erros têm consequências e ensinamentos; aprendemos que temos uma nova chance de fazer dar certo; aprendemos que podemos melhorar a cada dia; aprendemos que podemos crescer; enfim!

Quando começamos a aprender essas coisas, tornamos a nossa frustração uma força para seguir em frente.

5- Busque ajuda psicológica

Se apesar de tudo você ainda sentir-se muito triste, sem disposição e desmotivado por conta da reprovação, não hesite em buscar ajuda psicológica. Profissionais da saúde mental podem lhe ajudar a lidar com a situação e encontrar formas de seguir adiante. Experimente a psicoterapia e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.