Frustração nos estudos: Como lidar com esse sentimento?

frustração nos estudos pode estar presente na vida de qualquer pessoa. Aquela expectativa, que antes era grande, agora se transformou em uma sensação de incapacidade e fracasso. Como lidar com tudo isso? Como ter coragem de “passar por cima” da situação ruim e assim seguir em frente? Veja algumas sugestões em nosso conteúdo de hoje.

Como lidar com a frustração nos estudos?

Lidar com a frustração nos estudos não é fácil, e a gente sabe disso. Ao mesmo tempo, não é impossível. Tudo o que precisa ser feito está relacionado com a sua capacidade de analisar a situação com mais profundidade, não se deixando levar apenas pelos sentimentos que brotam a partir do “fracasso”.

Quanto mais conseguimos analisar racionalmente uma situação, os seus motivos para ter acontecido e a forma como aconteceu, mais forte estaremos diante da frustração. Por isso, comece analisando:

1- Sente e analise toda a situação

Observe onde foi que tudo começou. Se você foi mal em uma prova, observe em qual momento você começou a perceber que não estava conseguindo recordar o conteúdo. Atente-se para a forma como você estudou, e se você seguiu uma rotina saudável e que incluía metas para estudar que realmente fizessem sentido.

Além disso, saiba exatamente quais foram os seus erros. Saiba o que você poderia ter feito melhor e assuma as suas falhas.

Quanto mais informações você tiver sobre os seus “tropeços”, melhor será a sua análise e será mais fácil impedir que isso se repita no futuro.

2- Não veja a frustração como um fracasso, mas sim, como um ensinamento

Apesar de a frustração nos estudos estar normalmente associada com um “erro” ou um “fracasso”, não enxergue o acontecimento apenas como algo terrível e que não deveria ter acontecido.

Pelo contrário! Observe quais tipos de ensinamentos podem ser absorvidos com aquela situação.

Por exemplo, se você sente que não leu determinado conteúdo com muita atenção, veja esse momento como um ensinamento para que você leia mais atentamente da próxima vez.

Acredite, costumamos aprender muito mais com nossos erros do que com acertos consecutivos. E quando aprendemos a lidar com o sentimento de “perda” (frustração), começamos a ir ainda mais longe.

3- Disperse os seus pensamentos, lembrando de um episódio semelhante e seguindo em frente

Depois que você analisar a frustração nos estudos, compreender os seus tropeços e enxergar os pontos positivos e aprendizados da situação, é hora de dispersar os seus pensamentos.

Para isso, lembre-se de um momento que você se sentiu frustrado dessa forma, no passado. Analise como você foi forte e conseguiu passar por essa sensação de uma maneira leve.

Além disso, comece a pôr o seu foco em outras situações. Assista algo que você gosta, pratique o autocuidado, etc.

O importante é você começar a criar uma nova chance para você, afinal, agora você já aprendeu com o seu erro, não é mesmo?

4- Trace novas estratégias e recomece os estudos

Para finalizar, trace novas estratégias e recomece os seus estudos. Use os ensinamentos da frustração nos estudos e trace caminhos promissores para superar os “erros” do passado.

Lembre-se que sempre é o momento de ter uma nova chance. Você não precisa desistir diante de uma frustração… Ela faz parte da nossa vida e de nosso crescimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.