Renda passiva e escalabilidade

Entenda os conceitos de renda passiva, ativa e escalabilidade e direcione suas finanças pessoais ou empresariais. Veja mais!

Renda passiva e renda ativa – entenda esses conceitos 

É possível aumentar a rentabilidade do seu dinheiro através da renda passiva. Uma das maneiras de gerar renda passiva é através dos investimentos. 

O que é renda passiva?

Renda passiva é uma maneira de obter renda periodicamente, independentemente se essa renda ocorre de forma direta ou indireta ao seu trabalho principal. 

É possível gerar renda passiva de várias maneiras, porém, de forma sucinta, é possível simplificar esse conceito de duas formas: renda passiva com ou sem capital. 

Investimentos 

Renda passiva com capital se refere aos rendimentos de investimentos. Sendo assim, existem várias opções para que possa investir e gerar renda passiva. No entanto, é importante se lembrar de que investimentos possuem riscos. Confira algumas dicas de investimentos para iniciantes.

Renda extra não é renda passiva

A renda extra é oriunda de um esforço para se obter um valor além do seu orçamento. Já a renda passiva é um valor que não exige esforço. Podemos dizer que é um conceito parecido com a escalabilidade no mundo dos negócios, ainda que haja diferença entre alguns pontos.

Renda ativa

Já a renda ativa é a renda obtida por meio do seu trabalho, comissões, vendas etc. Essa é uma diferença relevante, já que a renda ativa exige alguma ação, e a renda passiva é o oposto, já que o valor recebido não está relacionado às suas atividades de rotina. 

O que é escalabilidade?

A escalabilidade é um conceito atual, por isso, é importante para o empreendedor estudar maneiras de tornar um negócio escalável. Sendo assim, as plataformas disponíveis no mercado por meio do modelo Marketplace são opções interessantes para os empreendedores.

Um grande diferencial do modelo de negócios Startup para outro modelo tradicional, é a escalabilidade. Por isso, aposte em produtos escaláveis, já que dessa forma amplia sua participação no mercado sem precisar de grande investimento em infraestrutura.

Startup é um exemplo de escalabilidade

Por isso, é um dos mais interessantes meios para ganhar clientes sem  precisar elaborar novos planos para viabilizar a distribuição ou a entrega. É o que ocorre com os modelos de negócio que empreendem via aplicativos de serviços e plataformas Marketplace, por exemplo. Já que esses são meios de escaláveis de empreender.

Portanto, há várias formas de gerar renda passiva, seja para o mundo dos negócios ou para uma pessoa física. No entanto, pode ser viável realizar um planejamento financeiro para gerar e administrar a renda passiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.