Relembre as promessas de Tarcísio de Freitas para a área social

Tarcísio de Freitas fez uma série de promessas para tentar ajudar trabalhadores e acabar com a fome em São Paulo

A menos de uma semana para a posse, governadores eleitos de todo o país já estão se preparando para assumir os seus cargos no próximo dia 1 de janeiro. Durante a campanha nas eleições deste ano, estes então candidatos realizaram centenas de promessas que teriam que ser cumpridas no decorrer dos próximos anos. Em São Paulo, por exemplo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez 125 propostas.

Parte destas promessas tem relação direta com a área social. São ideias para melhorar a vida dos trabalhadores e atenuar a situação da fome no estado mais populoso do país. A maioria destas promessas foram feitas em seu plano de governo, mas há também compromissos firmados durante entrevistas para programas de rádio e de TV.

Abaixo, separamos estas promessas em ordem cronológica. Note que não há uma lei que exija o cumprimento destas propostas nos próximos anos. Seja como for, o cidadão paulista pode usar esta lista para cobrar o futuro governador sobre os seus compromissos firmados com os seus eleitores.

As promessas de Tarcísio

  • Durante as eleições, o governador eleito prometeu ampliar projetos de segurança alimentar e coordená-los às iniciativas do governo federal. Seriam programas que estariam ligados ao Bolsa Família, por exemplo;
  • Ampliar projetos que melhorem a situação do saneamento básico nas áreas mais pobres do estado;
  • Impulsionar o sistema do Microempreendedor Individual (MEI) para aumentar os níveis de emprego nas áreas mais vulneráveis do estado;
  • Facilitar acesso a créditos bancários em áreas mais pobres do estado;
  • Trabalhar na urbanização das favelas;
  • Manter o tratamento de dependentes químicos por meios dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps);
  • Melhorar comunidades terapêuticas e dar oportunidade de renda para as pessoas que estão em situação de dependência química, ao mesmo passo em que se investe mais na desintoxicação do cidadão;
  • Aumentar o número de Centros de Acolhimento para pessoas que estão em situação de rua no estado de São Paulo;
  • Dar mais vagas de trabalho em obras do estado para indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social;
  • Aumentar o programa Bom Prato para tentar diminuir os índices de fome no estado de São Paulo;

Economia

Tarcísio também fez promessas para a área da economia, que não estão diretamente ligadas aos direitos dos trabalhadores, mas que dialogam com a questão do salário dos mesmos.

O governador eleito disse durante a campanha que reajustaria o salário mínimo do estado para R$ 1.550, ou seja, com ganho real em relação ao que se viu este ano. Vale lembrar que São Paulo segue um salário mínimo próprio.

Freitas também prometeu ampliar linhas de microcrédito específicas para o empreendedorismo feminino. Neste sentido, ele também prometeu trabalhar em mais programas de capacitação técnica e gestão para as trabalhadoras mulheres.

O governador eleito também sinalizou que poderá aumentar a cobertura de projetos de transferência de renda para alunos em situação de vulnerabilidade social. Contudo, o seu plano de governo não dá detalhes sobre este ponto.

Tarcísio de Freitas

Tarcísio de Freitas é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele venceu o petista Fernando Haddad no segundo turno do pleito para o governo do estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.